Como escolher os objetivos de 2015

Atualizado em 27 de abril de 2016
Mais em Iniciantes

Não há momento melhor que o começo do ano para repensar e definir objetivos reais e relevantes para os treinos e as provas dos próximos meses que estão por vir. E se você é um corredor iniciante deve tomar essa prática como regra para se dar bem na corrida de rua.

Usualmente, os corredores escolhem metas relacionadas ao aumento de distâncias, como por exemplo, passar dos 5 km de 2014, para os 10 km em 2015, ou, para aqueles que já passaram por diferentes distâncias, tentar reduzir o tempo em algumas delas, como completar os 10 km abaixo de 45 minutos.

Se você está começando agora, inicie de forma gradual e se adapte as exigências físicas da corrida. Seu corpo demora cerca de três meses para estar totalmente adaptado às passadas. Mas se você já é corredor, tenha como base para as novas metas suas experiências passadas. Elas são fundamentais para o planejamento de curto, médio e longo prazo. É através delas que você pode incrementar ou reduzir volume ou intensidade de treinos, aumentar os treinos de musculação, ajustar a alimentação e o sono, distribuir e escolher melhor as provas ao longo do ano e reforçar a técnica de corrida.

leiamais-cinza-novo
icon texto_menor  4 REGRAS PARA TER SUCESSO NA CORRIDA
icon texto_menor  8 CUIDADOS PARA NÃO SABOTAR O SEU TREINO
icon texto_menor  COMO MANTER O RITMO DURANTE A CORRIDA

Caso 2014 tenha sido produtivo e bem sucedido por você ter conseguido começar a correr, alcançar suas metas ou fazer treinos regulares com disciplina, procure repetir a dose e se manter focado para que 2015 seja ainda melhor. Mas se isso não tiver acontecido e você não conseguiu evoluir, seu planejamento precisa ser refeito, as metas repensadas e ajustadas a sua realidade e, acima de tudo, você deve aumentar o seu comprometimento com a corrida. Não é porque você corre distâncias menores que a disciplina e o foco não devem fazer parte do seu dia a dia. Tenha bem claro em sua cabeça a relevância dos treinos e das provas para que você consiga evoluir durante o ano.

Tire algumas horas deste começo de ano para fazer uma boa reflexão sobre o que quer alcançar em 2015 e para recuperar as energias físicas e mentais, essenciais para qualquer atleta. Feito isso, com certeza, seu ano será muito melhor e com ótimas corridas.

(Fonte: Rodrigo Lobo, diretor técnico da Lobo Assessoria Esportiva, de São Bernardo do Campo – São Paulo)