Câimbra na panturrilha Foto: Câimbra na panturrilha

Câimbra na panturrilha: como prevenir?

Atualizado em 15 de março de 2021
Mais em Iniciantes

Você pode estar relaxado, praticando atividade física, andando ou até dormindo… Quando menos se espera, a câimbra aparece para incomodar. Corredor que já sentiu câimbra na panturrilha sabe que dói – e não é pouco.

Quem já teve sabe: surge fazendo o músculo repuxar e paralisar totalmente, até que pare de doer. Mas o que provoca essa dor súbita? O que fazer para preveni-la? E como se comportar quando ela aparece?

Por que elas surgem?

Sem aviso prévio, a câimbra geralmente se manifesta na prática de uma atividade física, principalmente se o atleta estiver com pouco condicionamento ou mal alimentando. Mas também pode surgir quando se exagera no tempo ou na intensidade do treino, o que leva à fadiga muscular.

Além disso, a câimbra também pode aparecer para aqueles que sentem uma vontade incontrolável de mexer as pernas (síndrome das pernas inquietas), principalmente durante o sono.

Corredor que não se hidrata antes, durante e depois do treino ou corrida também pode sentir a dor (perda de sais mineirais), quando há perda excessiva de sódio, através do suor.

 

 

Tratamento

Para (tentar) evitar essa dor incômoda, o ideal é que você esteja bem condicionado e alongado antes de começar a correr, e hidratar-se o suficiente para suportar a intensidade do treino. Outra dica é procurar manter a sua respiração profunda e coordenada.

Alimentação equilibrada, hidratação e condicionamento físico são fundamentais para afastar as câimbras, pois quando se exigi muito da musculatura ela pode tem uma contração involuntária. Lembre-se, também, de sempre espeitar seu limite físico para não causar dores por exaustão.

Popular entre os corredores pode-se dizer que a banana, por ser rica em potássio e carboidratos, é bem-vinda para combater a dor.

Leia também: Como a hidratação afeta o desempenho do corredor.

(Fonte: Joel Fábio de Lima, treinador da Integra do Rio de Janeiro)