Atletas de verão devem ter cuidado com a saúde

Atualizado em 27 de abril de 2016
Mais em Iniciantes

A chegada da primavera costuma ser a época em que as pessoas começam a luta para conquistar um corpo bonito para a estação mais festejada do ano, o verão. A corrida atrás do prejuízo, entretanto, requer um cuidado com a saúde, pois o exagero pode acarretar em alguma lesão.

Para alcançar a boa forma, tanto quem está retomando os treinos, quanto quem vai começar, é necessária muita disciplina. Criar uma rotina saudável não é fácil e requer muita força de vontade e um desejo real de ficar com o corpo mais bonito e ainda adquirir mais saúde física, algo que nem sempre é fácil para todas as pessoas.

Além disso, não basta calçar um tênis e sair correndo por aí sem planejamento e orientação. É preciso incluir nesta nova rotina, também, exercícios de força e de flexibilidade. Para tanto, o melhor mesmo é se informar sobre o assunto e procurar um treinamento monitorado em uma assessoria esportiva ou uma academia. Exercitar-se sozinho pode não trazer o resultado esperado. Mais: ainda se corre o risco de sofrer uma lesão que acabe comprometendo o movimento regular do corpo.

leiamais-cinza-novo
icon texto_menor  PROJETO VERÃO SEM CANGA
icon texto_menor  9 DICAS PARA TIRAR MELHOR PROVEITO DO VERÃO

O segredo é não ir “com muita sede ao pote”, pois de nada adianta iniciar com sobrecarga, exageros e não ter regularidade, o que também pode gerar lesões graves. É necessário começar com conquistas graduais, permitindo que o corpo se adapte aos poucos e fortalecendo os principais agrupamentos musculares.

Seguindo essas orientações, é bem provável que em três meses a pessoa consiga conquistar um bom resultado. Entretanto, é preciso lembrar que o hábito saudável de praticar atividade física deve ser constante, pois assim o atleta garante não só um corpo bonito durante o ano todo, como também saúde, bem-estar e qualidade de vida.

Já iniciou o seu “projeto verão”? Gostaria de acrescentar mais alguma dica e compartilhar com outras pessoas? Escreva aí abaixo, no campo comentários.
(Fonte: Rogério Franze, personal, orientador físico e coordenador aquático da Academia Ecofit Club)