9 razões para apostar na corrida

Atualizado em 29 de abril de 2016
Mais em Iniciantes

Os motivos para investir na corrida de rua são diversos. Algumas pessoas querem perder peso, outras têm como objetivo melhorar a saúde, algumas querem competir, assim como tem quem queira tentar algo novo. Seja qual for o seu motivo para correr, você vai experimentar muitos benefícios físicos, mentais e emocionais se dedicando ao esporte.

Reunimos nove razões para que você comece na corrida.

1. Corrida melhora a saúde
Um dos maiores benefícios da corrida é que ela é boa para a saúde. Correr é uma excelente maneira de fortalecer o coração e garantir o fluxo eficiente de sangue e oxigênio por todo o corpo, o que ajuda a diminuir o risco de um ataque cardíaco. Exercício, combinado com a manutenção de um peso saudável, é uma das melhores maneiras de reduzir, naturalmente, a pressão arterial, se ela está acima do normal. Se você tem colesterol alto, a corrida também pode ajudar a mantê-lo sob controle. As passadas ainda melhoram o sistema imunológico. Por isso que as funções do corpo são mais eficazes e eficientes na luta contra os germes. Mais: o esporte aumenta a densidade óssea, o que pode afastar a osteoporose.

leiamais-cinza-novo
icon texto_menor  O QUE TODO CORREDOR DEVE SABER
icon texto_menor  GUIA: SEUS PRIMEIROS 30 DIAS DE CORRIDA
icon texto_menor  20 REGRAS DE OURO PARA CORRER

2. Aliada na perda de peso
Muitas pessoas começam a correr para perder alguns quilos extras. Isso porque a corrida é uma maneira eficiente de queimar calorias e perder peso. Se você já está no peso ideal, ela ainda pode ajudá-lo a manter o ponteiro da balança no lugar. Mas não pense que por conta disso você pode comer o que quiser. A regra básica da perda de peso (queime mais calorias do que consome) também se aplica aos corredores.

3. Faça novas amizades
A corrida é um esporte individual, mas não solitário. Junto com os benefícios da atividade aeróbica, ela ajuda a ampliar o círculo de amizades de quem corre. Por isso, o número cada vez mais crescente de grupos de corrida no país. Você pode definir metas e realizá-las em conjunto. Além disso, ter um companheiro de corrida regular é uma ótima maneira de se manter motivado para correr. Alguns corredores ainda compartilham conselhos e motivação em fóruns online ou nas redes sociais.

4. Experimente algo novo e diferente
Correr é uma ótima maneira de expandir seus horizontes e romper com a rotina diária. O esporte dá às pessoas a oportunidade de explorar as áreas que ficam perto de casa ou do trabalho, conhecer novos locais, assim como experimentar sensações de bem-estar por conta dos hormônios liberados durante a atividade.

5. Descubra lugares bonitos e diferentes
Unindo o útil ao agradável, ao começar a participar das corridas de rua que acontecem quase que religiosamente todo fim de semana em algum lugar do país (sem contar as provas internacionais), você tem a possibilidade de conhecer um local novo a cada prova. E para quem deseja explorar o país em busca de novos lugares, o circuito de corridas de rua está repleto de atrações.

6. Treine para um objetivo específico
Caso você não goste de correr apenas para se exercitar, saiba que a corrida pode fazer com que você tenha diferentes objetivos. Você pode treinar tanto para corridas de 5 km, até maratonas ou para provas que vão muito além dos 42 km. Isso ajuda a manter a motivação.

7. Energia para dar e vender
Quando você está se sentindo fraco ou cansado, correr é uma ótima maneira de aumentar a energia. Corredores que preferem treinar pela manhã melhoram os níveis de energia durante o dia. Já os que optam por dar as passadas durante a noite, dormem muito melhor. Se você combinar os exercícios com uma dieta saudável, seus níveis de energia serão ainda melhores.

8. Sinta-se bem com você mesmo
Quem corre regularmente tem mais confiança e autoestima. Isso acontece porque definir metas e conseguir alcançá-las faz com que você se sinta bem com você mesmo. E essa é uma característica básica da corrida.

9. Correr é versátil e barato
A corrida requer poucos equipamentos e pode ser feita em quase todos os lugares. Tudo que você precisa é um bom par de tênis, uma roupa confortável e disposição para sair correndo. Das calçadas da cidade a trilhas arborizadas, há uma abundância de lugares para que você se exercite, sem nenhum custo. Se você viaja muito, é fácil levar os tênis de corrida na mala para que você mantenha os treinamentos mesmo quando está na estrada.