8 dicas para arrasar nas corridas de 5 km

Atualizado em 27 de abril de 2016
Mais em Iniciantes

Chegou o grande dia! Você cumpriu à risca a fase inicial de treinamento, já percebeu que correr não é uma missão impossível e se arriscou a fazer seus primeiros 5 km nos treinos. Essa será a primeira de muitas provas. Mas, antes de correr, é preciso checar se está tudo o.k.

Por isso, listamos oito dicas valiosas para que você estreie com sucesso nas corridas de 5 km.

1. Horário
Verifique a hora da largada e planeje-se para retirar seu chip de corrida pelo menos uma hora antes da largada. E tenha muito cuidado para não perdê-lo.

2. Alimentação
Alimente-se duas horas antes da largada para ter tempo de fazer a digestão, ir ao banheiro e não correr “conversando” com o copo de leite que tomou no café da manhã.

3. Tênis
Use um tênis que você já tenha usado antes para não sentir nenhum desconforto durante o trajeto.

leiamais-cinza-novo
icon texto_menor  5 BENEFÍCIOS DE TER UM PERSONAL TRAINER
icon texto_menor  CORREDOR INICIANTE: DA SAÚDE À SEGURANÇA
icon texto_menor  3 EXERCÍCIOS PARA GANHAR VELOCIDADE

4. Filtro solar
Seu uso é obrigatório para provas ao ar livre, assim como boné e óculos.

5. Aquecimento
Meia hora antes da largada corra de um lado para o outro, dê pulinhos, faça alguns minutos de trote. Tudo para preparar a musculatura para o exercício. Alongue-se também.

6. Documento de identificação
Leve-o no bolso para eventuais necessidades.

7. Concentre-se e mentalize a prova
Esse é o seu momento. Por isso, agradeça cada metro percorrido e cada gota de suor. Para ter um bom resultado e para driblar a ansiedade (comum nesses casos), ainda use a seu favor a mentalização. Pense no que fará para ultrapassar a linha de chegada e tenha um motivo a mais para se manter motivado por todo o trajeto.

8. Posicione-se no local ideal
Ajuste a música, o relógio e a roupa. Depois, verifique se você está no local ideal para a largada. Pergunte às pessoas ao seu lado o pace de corrida para saber se você se encaixa no mesmo ritmo. Espere o sinal de largada e corra.

(Fontes: Marcel Sera, fisioterapeuta especialista em fisiologia, biomecânica e ortopedia esportiva, Valéria Sapienza, psicóloga esportiva da Life Psicologia, Rogério Carvalho, diretor técnico da UPfit Assessoria Esportiva, e Rodrigo Lobo, diretor técnico da Lobo Assessoria Esportiva)