7 estratégias para a corrida virar hábito

Atualizado em 27 de abril de 2016
Mais em Iniciantes

Como não ficar no meio do caminho, desistindo da corrida logo nas primeiras semanas? Se você já passou por isso e está tentando voltar a dar suas passadas, se conhece alguém que não teve pique suficiente para continuar investindo nos treinos ou se está sentindo esse desânimo, saiba que geralmente leva de quatro a seis semanas para que o corredor desenvolva o hábito da corrida. Por isso, um pouco de perseverança é essencial para que essa atividade passe a fazer parte do seu dia a dia.

Para dar uma força, listamos sete estratégias que farão com que você se mantenha motivado e determinado para continuar correndo, fazendo com que as passadas se tornem um hábito na sua vida.

1. Tenha um programa de treinamento
Se você é iniciante, seguir um plano de treinamento certamente irá ajudá-lo a manter o ânimo com a corrida, além de facilitar os treinos. Para ajudar nesta tarefa, você pode usar a ferramenta Planilhas de Treinamentos da O2 Por Minuto.

leiamais-cinza-novo
icon texto_menor  6 EXERCÍCIOS PARA TER RENDIMENTO NOS 5 KM
icon texto_menor  4 DICAS PARA EVITAR FICAR OFEGANTE
icon texto_menor  VOCÊ SABE QUAL É O SEU PACE?

2. Analise o seu desempenho
Hoje, existem diversas tecnologias que são capazes de monitorar as variáveis do seu treinamento, a frequência cardíaca e o seu pace (tempo por km). Dessa forma, você poderá analisar melhor os limites do seu corpo e terá dados concretos para a prescrição do melhor treinamento, além de perceber como você está evoluindo na corrida. Manter um diário de treinamento também é uma ótima maneira de acompanhar o seu progresso e permanecer motivado.

3. Sem exageros
Nesse começo, você precisa descansar dois dias por semana, pelo menos. Lembre-se que o descanso também faz parte do treinamento. Além disso, não adianta você tentar correr o mais rápido e o mais longe que puder logo no início dos treinos. Isso só fará com que você se sinta exausto, dolorido e desanimado.

4. Não esqueça as horas de sono
É fundamental que você invista em um bom tempo de sono (e de qualidade). Enquanto dorme, seu corpo recupera corretamente os danos de um exercício intenso e o prepara para um novo dia de corrida.

5. Participe de uma prova
Treinar para uma corrida específica é uma ótima maneira de se manter motivado para correr. Assim, quando você quiser desistir, pense em todos que o estarão apoiando no grande dia e da satisfação que você terá ao cruzar a linha de chegada.

6. Xô, tédio!
Tente manter a corrida divertida e interessante, pois o tédio é um dos principais motivos para o abandono das passadas. Varie as rotas e os treinos, para que você não faça corridas repetitivas todos os dias.

7. Divirta-se
Se você estiver correndo apenas por um objetivo (como a perda de peso), depois de um tempo você vai sentir que essa é uma tarefa árdua. Quando você sair para correr, seja grato pela oportunidade de ter um tempo para melhorar a sua saúde. E se estiver correndo ao ar livre, aproveite para olhar a sua volta e para apreciar a natureza.

(Fonte: Vitor Tessutti, especializado em treinamento esportivo e sócio proprietário da Clínica da Corrida)