6 maneiras de prevenir as bolhas nos pés

Atualizado em 20 de dezembro de 2017
Mais em Iniciantes

Quem já sofreu com bolhas durante a corrida de rua sabe o quão incômodas essas pequenas lesões podem trazer. Geralmente, o problema aparece em treinos maiores ou em provas longas, já que os pés são mais requisitados nesse tipo de percurso. Mas esse não é um bicho de sete cabeças. Pelo contrário, se você tomar alguns cuidados básicos não precisará mais se preocupar com as temidas bolhas.

Apesar de não ser uma lesão grave, ela é uma das mais comuns entre os corredores. Isso, porque ela surge em uma camada de proteção entre a epiderme e a derme, que aparece como um mecanismo de defesa do corpo.

Para que você não tenha mais problema com o ferimento, listamos seis produtos que vão ajudar (e muito) na prevenção das bolhas que surgem nos pés. Isso fará, também, com que as corridas fiquem mais confortáveis e com que você não tenha dores.

1. Tênis certo
Para prevenir as bolhas nos pés é muito importante escolher um calçado que não tenha costuras duras, porque geralmente o que ocasiona a bolha é a costura do calçado roçando na pele durante muito tempo. Por isso, é essencial testar os tênis antes de usá-los na corrida. Isso fará com que você já sinta se os pisantes causarão problemas, antes mesmo de levá-lo para as ruas.

2. Meias duplas
Outro acessório essencial para o corredor e que também deve ser escolhido com cautela é a meia. Sua costura pode exercer o mesmo incômodo do tênis errado, fazendo com que você tenha problemas com as bolhas.

Existem no mercado meias de camada dupla que são projetados exatamente para evitar os ferimentos. Elas contam com duas camadas, totalmente, separadas e que permitem o movimento entre elas. Como resultado, a fricção fica apenas entre as camadas e não entre a meia e o seu pé.

3. Vaselina
O lubrificante é excelente para evitar bolhas, já que diminui o atrito em áreas vulneráveis dos pés com os tênis. Basta passar uma pequena camada na região que causa incômodo para que as dores deixem de existir.

4. Cremes para os pés
Seguindo a mesma lógica da vaselina, os cremes ajudam a evitar problemas nos pés por fornecerem uma barreira para o atrito entre a pele e a meia. Procure por produtos que tenham lanolina e cera, pois eles criam essa proteção na pele.

5. Talco para os pés
Vestir as meias certas ajuda a manter os pés secos, mas um pouco de talco também pode ajudar nessa tarefa. Basta colocar o pó em suas meias antes de vesti-las. A diminuição do suor faz com que o atrito também seja menor, o que evita o aparecimento de bolhas.

6. Produtos de silicone
Para evitar o ferimento, hoje existem protetores especiais feitos de silicone que são vendidos em lojas de produtos esportivos. Eles eliminam ou reduzem significativamente o atrito que provoca as dolorosas.

(Fonte: Gerseli Angeli, fisioterapeuta e diretora técnica da Physio Institute)