6 dicas para manter a motivação e não parar de correr

Atualizado em 11 de agosto de 2017
Mais em Iniciantes

A corrida é um esporte prazeroso e divertido. Não à toa, a modalidade não para de crescer e, cada vez mais, conta com novos adeptos. Porém, a monotonia dos treinos pode crie um desinteresse pelo esporte – principalmente os iniciantes. Veja algumas dicas que podem te ajudar a manter a motivação para treinar sempre.

1. Metas diárias

No começo, a falta de preparo físico faz com que a corrida seja mais difícil. Por isso, se impor alguns objetivos a cada dia de treino pode auxiliar o atleta. É importante que essas metas sejam alcançáveis. Não vale, por exemplo, um corredor que atinge os seus primeiro 5 km querer chegar aos 10 km no próximo treino. Seja por velocidade, tempo, frequência cardíaca ou peso perdido, ao verificar o progresso, a motivação do atleta é sempre querer mais.

2. Procure alguém experiente

Conhecer corredores veteranos é uma boa forma de se empolgar com o esporte. Além de toda a vivência desse atleta – que poderá ser compartilhada –, os novatos podem propor treinos mais leves para que pratiquem o esporte juntos. Essa tática é muito adotada por assessorias esportivas, sempre com o cuidado de não sobrecarregar esse novo corredor.

3. Varie os lugares onde você corre

Esteira, rua, parque e outros locais podem ser utilizados pelo corredor. Evita a monotonia de estar sempre no mesmo lugar. Além disso, pode ser a chance de conhecer novas pessoas que também gostem do esporte. Escolher diferentes pisos (grama, asfalto, pista, entre outros) é outra medida interessante.

4. Informe-se

Quanto mais informação sobre a corrida um atleta recebe, mais bem preparado ele vai querer estar. Além de dicas com veteranos do esporte e treinadores, publicações como a Revista O2 e o O2 por Minuto são fontes de conteúdo para auxiliar os corredores.

5. Entre para uma assessoria esportiva

O acompanhamento de profissionais da educação física pode ajudar (muito) no desenvolvimento do atleta. Os treinadores corrigirão defeitos na mecânica da corrida e passarão o treino certo para cada pessoa. O tratamento individual faz com que os resultados sejam verificados, quase sempre, mais rapidamente.

6. Inscreva-se para uma corrida de rua

A atmosfera no local da prova é, sem dúvida, contagiante. Ver tantas pessoas focadas em um objetivo faz com que o atleta se motive (ainda mais) a não sair do esporte. Se estiver iniciando, escolha uma corrida mais curta – no máximo, 5 km – para garantir que conseguirá completar o percurso. Assim, o foco será a próxima competição.

(Fonte: Paulo Rennó, diretor técnico da assessoria esportiva homônima, em São Paulo)