6 deslizes que podem atrapalhar sua corrida

Atualizado em 27 de abril de 2016
Mais em Iniciantes

Logo que você começa na corrida os primeiros conselhos para que você se dê bem na atividade começam a surgir. Que você deve descansar bem, ter uma ótima alimentação e treinar bastante para ter bons resultados já é sabido. No entanto, existem alguns hábitos ruins que podem sabotar todo o seu esforço sem que você sequer perceba. São atitudes que muitos corredores novatos adotam achando que estão trazendo benefícios para os treinos ou, até mesmo, por não saberem que estão errados.

Reunimos as seis principais furadas nas quais você pode entrar para que fique atento e continue progredindo nas passadas.

1. Tênis errados
Usar um calçado errado pode atrapalhar seu treinamento e, acima de tudo, gerar lesões. Por isso, é essencial escolher o tênis certo para o seu tipo físico, pisada e os seus objetivos. Teste o material que você irá usar. O seu pisante é a sua ferramenta de trabalho na corrida, sendo essencial para o bom rendimento.

leiamais-cinza-novo
icon texto_menor  POR QUE USAR FREQUENCÍMETRO?
icon texto_menor  6 MANEIRAS DE MANTER O RENDIMENTO NA CORRIDA
icon texto_menor  4 TRUQUES MENTAIS PARA UMA PROVA

2. Ignorar a dor
Alguns corredores tentam suportar ao máximo a dor para encerrar um treinamento. Isso tudo para não pular um dia de treino na planilha. Nem pense nisso. Achar que alguns treinos a menos irão arruinar todo seu trabalho ou impedi-lo de alcançar o seu objetivo é um erro. A dor é sinal de que algo não está legal em seu corpo. Por isso, não pense em continuar. A lesão pode se agravar.

3. Não aquecer
Às vezes, os corredores pulam ou aceleram o aquecimento por estarem com pouco tempo ou ansiosos para iniciar o treinamento. Não faça isso. Negligenciar seu aquecimento pode resultar em algum tipo de lesão. Por isso, não se esqueça desse item importante antes do treino.

4. Correr sem se hidratar
Alguns corredores preferem não tomar água antes do treino porque temem sentir a incomoda ‘dor de lado’. Outros não param para se hidratar por acreditarem que perderão tempo. Não caia nessa. Se você estiver treinando há aproximadamente 30 minutos, pare e tome água. Assim, você não corre o risco de sofrer com a desidratação.

5. Não corra com o estômago vazio
Não pense em iniciar suas atividades em jejum. É fundamental comer algo até 1h30 antes de iniciar seu treinamento para que você tenha tempo de digerir a refeição. Uma alimentação correta lhe dará forças para encarar mais um dia de atividade física. Outro cuidado é não se entregar a bobagens após um treino exaustivo. Seja forte. Não pense em fazer algo que você possa se arrepender logo em seguida. Mantenha o controle sobre a ingestão de calorias após o treino e não coma alimentos com alto teor calórico.

6. Não fique na rotina
Você corre a mesma distância todos os dias e com o mesmo ritmo. Está na hora de sair da rotina. Alterne o local, a distância e o ritmo de suas corridas. Isso irá ajudá-lo a evitar o tédio e, principalmente, dará um up no seu desempenho.