5 razões para fazer uma corrida de rua

Atualizado em 27 de abril de 2016
Mais em Iniciantes

Você já está firme nos treinos, adora correr, mas ainda não entende por que seus companheiros de passadas gostam tanto de participar de provas. Para você, apenas treinar já é suficiente. Isso acontece até que, pela primeira vez, você participa de uma prova de corrida de rua.

O clima alegre das ruas, o fato de ter um objetivo em mente e você poder verificar como anda o seu rendimento já seriam bons motivos para que você se inscrevesse, agora, em uma prova. Mas, na realidade, participar de uma competição ou outra não está ligado simplesmente ao bem-estar que os eventos esportivos trazem. As provas de corrida de rua também são importantes para que você melhore as passadas e consiga colocar o seu treino à prova.

É claro que, antes de se inscrever, é preciso analisar se a prova se adéqua ao seu estilo de corrida e objetivos. E saber escolher a prova certa é essencial para que você se dê bem nas ruas. Por isso, conheça o percurso da competição e saiba as suas dificuldades como ladeiras, temperatura, entre outros detalhes para definir se você tem preparo suficiente para isso. Mais: tenha certeza de que você está treinado para a distância escolhida e jamais subestime a prova.

Também é importante que você não pule etapas. Comece sempre por provas menores e vá ganhando confiança com o decorrer do tempo. Se não achar necessário, procure orientação de um profissional para ajudar em seu treinamento e na escolha desta e de outras provas.

leiamais-cinza-novo
icon texto_menor  PROGRAME-SE PARA AS PROVAS INTERNACIONAIS DE 2015
icon texto_menor  MAIS DE 80 PROVAS DA O2 PARA FAZER ESTE ANO
icon texto_menor  VAI PROGRAMAR SEU ANO? VEJA SUGESTÕES DE (BOAS) PROVAS
icon texto_menor
  ESCOLHA A SUA PROVA

Outros (bons) motivos para ir à prova
Se isso tudo já dito não basta para você, os próximos cinco incentivos que listamos, certamente, serão a cartada final para que você se convença do quanto é bom participar de provas.

1. A prova faz bem para o corpo e para a alma
Elas são ótimas formas de você avaliar a sua condição física, além de ser uma maneira de desestressar. Para isso, algumas corridas oferecem (até!) massagem antes do grande dia. O intuito é aliviar a tensão e descontrair um pouco durante a preparação para a competição.

2. Correr em percursos preparados para essa finalidade
Existe toda uma logística para escolher e preparar o percurso de uma corrida, eu vão desde o isolamento da área, que fica exclusiva para os corredores, até os marcadores de quilômetros e equipamentos para cronometrar seu tempo.

3. Suporte
A organização também está preparada para suportar o número de corredores inscritos, dando assistência desde o momento da chegada (com portas-volume) ao aquecimento e até o suporte de hidratação ideal e assistência médica ao longo do percurso.

4. Socialização
A corrida é um esporte individual, mas não solitário. Junto com os benefícios da atividade aeróbica, ela ajuda a ampliar o círculo de amizades de quem corre. Por isso, o número cada vez maior de grupos de corrida no país. Quem participa de uma prova uma vez sempre quer voltar. E traz novos amigos junto.
Um dos grandes prazeres de finalizar um percurso e de partilhar isso com colegas que também fizeram a prova.

5. Sensação de bem-estar e euforia pós-corrida
Após cruzar a linha de chegada, nada melhor do que curtir a endorfina (substância responsável pelo sentimento de euforia que surge durante ou logo após o esforço físico) que ainda está circulando no corpo.

(Fonte: Adriana Genioli, diretora técnica da AG Assessoria Esportiva – Fortaleza)