5 dicas para aliviar a dor pós-treino

Atualizado em 27 de abril de 2016

Se você começou a correr recentemente, com certeza tem sofrido com algumas dores musculares no dia seguinte ao treino. Mas não se assuste. Esses incômodos no pós-treino são comuns e existem alguns truques que podem ajudá-lo a se livrar mais rápido deles.

As dores aparecem porque durante o exercício ocorrem algumas lesões musculares que se manifestam após aproximadamente 24 horas da atividade. Esses incômodos costumam ser piores no início, uma vez que o organismo da pessoa ainda não está adaptado à atividade. Porém, com a regularidade e ao aumento progressivo do volume dos treinos, as dores tendem a melhorar após três semanas.

Mas se você ainda está nesse período de adaptação e não aguenta mais sofrer no pós-treino, confira cinco dicas de como aliviar a dor.

1. Contraste de temperaturas: Enquanto o frio diminui o inchaço, o metabolismo local e o estímulo doloroso, o calor, na maior parte dos casos, promove vasodilatação, o que melhora a função muscular e a elasticidade dos tecidos (tendões e músculos). Essa alternância, portanto, facilita muito a melhora do processo inflamatório local.

2. Aquecimento: Não comece a correr sem aquecer antes o seu corpo. Faça algumas pequenas séries de exercícios para aumentar levemente suas frequências cardíaca e respiratória, e também aquecer as articulações. Isso ajudará a proteger seus músculos.

3. Desaquecimento: Assim como não se deve iniciar os treinos sem estar aquecido, não é recomendável também parar de correr de imediato. Procure desacelerar o ritmo aos poucos e, se puder, termine o treino com uma pequena caminhada. A técnica contribui para reduzir a tensão muscular e, consequentemente, diminuir o risco de lesão.

4. Massagem: Não é preciso recorrer a um profissional, a automassagem pode ser suficiente para ajudar a relaxar a musculatura e aliviar a dor. A técnica aumenta o fluxo sanguíneo para os músculos e acelera a remoção de substâncias inflamatórias que causam o incômodo.

5. Hidratação: Muitos se lembram de beber água ao longo do treino, mas se esquecem que é preciso se manter hidratado durante todo o dia. A ingestão correta de líquidos ajuda a eliminar toxinas do organismo, além de retardar a fadiga e evitar cãibras.
(Fonte: Roberto Ranzini, Ortopedista e Médico do Esporte; e Rogério Teixeira, ortopedista e traumatologista especialista em medicina esportiva)