6 aplicativos para perda de peso

Atualizado em 28 de abril de 2016
Mais em Iniciantes

Se você está firme no processo de emagrecimento (ou se já passou alguma vez por essa situação) sabe o quanto é difícil perder peso. É preciso se exercitar, manter uma alimentação saudável e focar no objetivo para conseguir se livrar dos quilos extras. Mas existem diversos aplicativos para perda de peso que podem ajudar nessa difícil tarefa.

Conte com a ajuda desses programas capazes de transformar seu smartphone em um verdadeiro indicador de perda calórica de bolso. Se você ainda não sabe qual escolher, listamos cinco boas opções gratuitas (dispositivos móveis para plataformas Android e iOS). Eles ajudam a manter a dieta em dia e a fazer exercícios regulares.

1. MyFitnessPal
Com mais de três milhões de alimentos em sua base de dados, a maior do Google Play, o contador de calorias em forma de diário promete ajudar a eliminar os quilinhos a mais. Ele calcula o conteúdo nutricional de cada uma das suas refeições, quando você anota tudo o que comeu e (até) o balanço de perdas calóricas com exercícios. Se a dúvida for o que comer, o aplicativo também tem um  blog  com recomendações de alimentos saudáveis e bons para manter a saciedade. Em português.

leiamais-cinza-novo
icon texto_menor  PERCA 5 KG EM 9 SEMANAS (CORRENDO)
icon texto_menor  DUETO CORRIDA + MUSCULAÇÃO PARA REDUZIR MEDIDAS
icon texto_menor  10 PASSOS PARA QUEIMAR GORDURA ABDOMINAL

2. NutraBem
Com a mesma ideia do MyFitnessPal, o NutraBem é um app em português onde você pode registrar a evolução da sua perda de peso e também acessar uma dieta equilibrada para atingir os seus objetivos. Para que você comece a usar o app, é preciso fazer o cálculo do seu  IMC (Índice de Massa Corporal), número que norteará sua interação com o aplicativo. Quanto maior estiver esse índice, mais prejudicada está sua saúde. Para ajudar nisso, o app tem medidas de orientação para a volta ao peso ideal. Ele faz uma análise do seu perfil de consumo para escolher os alimentos que mais se encaixam nos seus hábitos alimentares.

3. 7 Minute Workout
O app tem esse nome por propor, com indicação de especialistas em Educação Física, um circuito de 12 exercícios, de 30 segundos cada, com dez segundos de descanso entre cada um, totalizando cerca de 8 minutos (7m50s) de treino. Dentre as diversas atividades propostas, as principais são saltos, flexões, abdominais, exercícios para o tríceps, agachamentos e subidas de banco. Todos os exercícios são explicados de modo didático, facilitando o seu treino. Todos os progressos conquistados podem ser vistos na tela do aplicativo, por meio de gráficos de fácil visualização, e compartilhados com amigos em redes sociais, como Twitter e Facebook. Tem versão, apenas, em inglês.

4. Workout Trainer
Com treinos assinados por especialistas em Educação Física, este é outro aplicativo que sugere exercícios para o seu programa de treinos. Com áudios e vídeos tutoriais para auxiliar os movimentos, ele ajuda a tonificar e aumentar os músculos, assim como fará com que você emagreça e elimine a flacidez. Cada exercício traz uma pequena imagem para que você visualize o como será o movimento, assim como o vídeo explicativo, que são curtos, mas mostram detalhadamente como você deve executar cada treinamento. Tem, apenas, versão em inglês.

5. RunKeeper
Para os apaixonados por passadas, o Runkeeper registra informações sobre a corrida. O aplicativo, em inglês, permite seguir de perto estatísticas detalhadas de passadas, distância, tempo e frequência cardíaca, além de formular planos de treino com a indicação de especialistas para atingir objetivos específicos. O seu ponto alto é que você pode acompanhar a perda calórica com gráficos que usam os dados dos seus treinos. É possível, também, integrar as atividades com mais de 70 outros aplicativos.

6. Runtastic Leg Trainer
Esse também é um aplicativo para incrementar os seus treinos, já que ele sugere aos usuários exercícios direcionados para pernas e costas, com três níveis de dificuldade, que são adaptáveis ao seu nível de condicionamento físico e metas. O app, que tem versão em português e a indicação de especialistas, conta com um avatar 3D que guia os usuários em mais de 50 vídeos de exercícios. Você pode escolher exercícios pré-definidos ou criar exercícios personalizados usando o catálogo de exercícios da Runtastic, o que permite que você adeque seus treinos aos seus objetivos de perda de peso.