4 regras para correr na pista de Cooper

Atualizado em 29 de abril de 2016
Mais em Iniciantes

Você pode ser iniciante ou um corredor experiente, mas correr na pista de Cooper é sempre uma boa pedida para um trabalho ao ar livre. Você não tem que se preocupar com os carros, as distâncias marcadas e se torna mais fácil medir o tempo dos treinos, além de a superfície ser mais macia do que o concreto e o asfalto.
Outro benefício é que a pista proporciona uma vivencia diferente do que a maior parte dos corredores está acostumada. O trabalho de ritmo e a técnica de corrida, assim como a frequência e a amplitude das passadas, são detalhes que podem ser aprimorados dentro de um treino na pista de atletismo. Mas se o seu objetivo é rodar longas distâncias, o parque ou as ruas ainda são mais divertidos.

leiamais-cinza-novo
icon texto_menor  TREINO NA PISTA: APRIMORE SUA PERFORMANCE
icon texto_menor  TREINE NA PISTA
icon texto_menor  CORRIDA: 9 REGRAS BÁSICAS DE ETIQUETA

Existem algumas regras para usar a pista que nem sempre são conhecidas por todos os corredores de rua. Aqui estão as quatro mais comuns para que você faça bons treinos.

1. Corra na direção certa
A direção da maior parte das pistas de atletismo é o sentido anti-horário, mas isso pode variar. Antes de começar a correr sempre olhe para os indicadores da pista que mostram qual é a direção que você deve treinar ou siga o exemplo dos outros corredores que já estiverem correndo.

2. Ultrapasse pela esquerda
Não existe uma regra definida para fazer a ultrapassagem. Mas se você está treinando na pista é bom respeitar sua raia e não ficar pulando de uma faixa para outra. No entanto, se você encontrar um corredor mais lento pela frente, o usual é fazer a passagem pela esquerda. Mas sempre olhe se não vem ninguém atrás de você para evitar trombadas.

3. Respeite sua raia de treino
Se você é iniciante, prefira as faixas que ficam à direita. As pistas internas são, normalmente, reservadas para corredores mais rápidos ou àqueles que fazem exercícios de velocidade.

4. Ouça música com cautela
Para que você possa ouvir o que está acontecendo ao seu redor, ouça música em um volume baixo ou com apenas um fone de ouvido para que você possa escutar os outros corredores que estão atrás de você. No entanto, se você estiver fazendo um treino para melhorar a técnica, opte por nem escutar música. Na pista, a concentração e a atenção devem ser redobradas e as melodias podem fazer com que você perca a qualidade do treinamento.

(Fonte: Rogerio Orban, professor de running da Bodytech e treinador responsável da Pro Treinamento Personalizado – São Paulo)