ReproduçãoFoto: Reprodução

Manual de etiqueta do corredor: 4 dicas para "se comportar" nas provas

Atualizado em 15 de março de 2021
Mais em Iniciantes

Não quebre regras, respeite ao próximo. Você, com certeza, já deve ter ouvido milhares de vezes essas e outras expressões. A grande maioria das pessoas tem consciência ética e noção exata de qual é a forma correta de agir em um determinado ambiente. Por outro lado, muitos não colocam em prática todo esse conhecimento. E isso também ocorre na corrida de rua, alguns parecem que realmente leram um manual de etiqueta do corredor.

Assim como em outros locais de competição, nem tudo é regulamentado por regras e imposições. O bom senso também é parte integrante quando levamos em consideração um lugar em que diversas pessoas são colocadas lado a lado numa disputa.

Existem muitos casos de pessoas que não se portam de forma correta em uma prova. A começar pela largada, que é um local mais apertado e um acaba não respeitando o espaço do outro. Durante a disputa, por exemplo, existem aqueles atletas que querem tirar o atraso e saem empurrando todo mundo, com os cotovelos abertos.

 

 

Ou seja, uma boa conduta é fundamental em uma prova. E saiba que essas ‘exigências’ não são nada fora do comum. Com a devida dose de respeito e ética, uma pessoa consegue correr com tranquilidade, e, principalmente, fazer com que seu colega ao lado também tenha uma boa corrida. Desta forma, veja quatro dicas para que o atleta tenha uma prova mais confortável e organizada.

4 dicas para o manual de etiqueta do corredor

Dê passagem

Quando falamos de corrida, pensamos em velocidade. Mas o que muitos se esquecem é de que cada um tem seu ritmo, e ele deve ser respeitado. Os mais velozes devem tratar com cordialidade os mais lentos. Já os que não têm um ritmo muito forte devem abrir espaço para os mais rápidos.

Não faça paredão

Muitos atletas gostam de correr acompanhados de amigos, para ter uma companhia durante a prova. Até aí, tudo bem. Porém, ao ficarem lado a lado, os corredores podem formar o famoso “paredão”, impedindo ou atrapalhando a passagem de outros atletas.

Na hora da sede

Durante a corrida, o atleta sente muita sede, e precisa aproveitar os pontos de hidratação. Porém, empurrar o outro corredor para pegar água primeiro é falta de respeito, afinal, aqueles segundos a mais não farão tanta diferença assim.

Lixo no lugar certo

É comum ver depois das corridas, muitos copos de água e de bebidas esportivas jogados no chão. Não é só porque há uma organização por trás para fazer a limpeza que devemos esquecer a cidadania. Lixo é no lixo.

(Fonte: Cássio Eduardo Lembo, personal trainer e professor da Metas Esporte & Entretenimento)