10 passos para perder peso com a corrida

Atualizado em 11 de agosto de 2017
Mais em Iniciantes

1º passo: consulta médica

Antes de pensar em começar a correr, é importante que os futuros atletas façam um check-up médico para garantir que a saúde está em dia. Essa avaliação inicial pode identificar problemas físicos e cardíacos. Veja a os exames recomendados na reportagem Antes de correr, vá ao médico.

2º passo: controle da alimentação

É comum esses novos atletas adquirirem um condicionamento físico, porém, continuarem com o mesmo peso. Geralmente, o problema está na dieta. Qualquer caloria ingerida em excesso será armazenada em forma de gordura. Ou seja, para emagrecer, é preciso gastar mais calorias do que se come. Entretanto, não é deixando de comer que os resultados virão. Entenda melhor na reportagem Corredores acima do peso: atenção na dieta.

3º passo: comece a treinar

Muitas pessoas imaginam que correr é fácil. Com pouco tempo de exercício, o corpo responde com a fadiga. Ao iniciar a rotina de treinamentos, os sedentários precisam começar leve. As caminhadas no início garantirão que o atleta se mantenha longe das lesões. A reportagem Sobrepeso: evite lesões e emagreça sem pressa explica melhor isso.

4º passo: procure ajuda profissional

Com um treinador elaborando e acompanhando os treinos, as chances de se obter sucesso adotando a corrida como meio de perder peso são grandes. As rotinas serão passadas visando o condicionamento físico e o emagrecimento. Veja as vantagens e conheça algumas assessorias esportivas (e seus preços) na reportagem Conheça os benefícios de treinar com uma assessoria esportiva.

5º passo: complemente sua corrida

Outras atividades físicas, como musculação, natação, ciclismo, além de treinamentos específicos para corredores, como educativos e funcionais, podem ajudar esses atletas. Além de queimar calorias e aprimorarem a mecânica dos movimentos, podem ser realizados nos dias de descanso da corrida. Há outras opções, como a dança e as artes marciais.

6º passo: não desista

A pressa é inimiga da perfeição, já diria o velho ditado popular. Por isso, não se desmotive se não perceber resultados no início do trajeto. Manter a regularidade é o ideal para que, pouco a pouco, os quilos sejam eliminados. Veja 6 dicas para manter a motivação e não parar de correr.

7º passo: não exagere

O ditado acima também vale aqui. Não adianta forçar a barra e treinar excessivamente em busca de resultados mais rápidos. Pessoas acima do peso têm uma fragilidade osteo-músculo-articular maior. Por isso, exagerar nas corridas pode causar sérias lesões – mantendo o atleta afastado do esporte e, consequentemente, do sonho de emagrecer.

8º passo: troque alguns hábitos cotidianos

Mora no terceiro andar de um prédio? Utilize as escadas, ao invés do elevador. Tente ir trabalhar de bicicleta, caminhe com seu cachorro, ajude nas tarefas domésticas. Todas essas (e outras) atitudes são benéficas à saúde e ajudam queimar mais algumas calorias. Veja mais na reportagem Atividades cotidianas que ajudam a emagrecer.

9º passo: imponha-se metas atingíveis

Perder muitos quilos em um período muito curto de tempo, além de difícil, pode fazer mal à saúde. Crie metas possíveis de serem atingidas – um treinador pode ajudar – e, assim, manterá a motivação superando uma a uma.

10º passo: divirta-se!

Após algum tempo na corrida – e com os resultados aparecendo –, o atleta pega gosto pelo esporte. Ninguém que perde peso quer voltar a ser como era, por isso, se mantém em movimento.

Fonte: Heitor Gomes, educador físico da academia R. White, de São Paulo; Rafael Brasília, nutricionista da Brasília Nutrição, no Rio de Janeiro (RJ).