Alimentos do Recife que ajudam os corredores

Atualizado em 18 de julho de 2019
Mais em Cuidando do Corredor

Uma prática que, é antiga no Recife e em grande parte do Nordeste, vem se tornando comum entre corredores de todo o Brasil é o uso da rapadura como fonte de energia durante os treinos. 

 “O corredor raiz gosta de utilizar a rapadura e ela é muito eficiente para repor a energia”, diz Fernando Guimarães, da assessoria para corrida FG Treinamento Personalizado.

A rapadura é fonte de carboidratos, energia, e de diversos minerais, como ferro, cálcio, potássio, fósforo e magnésio. Esse subproduto da cana de açúcar é rico também em vitaminas do complexo B, como tiamina, riboflavina e niacina.

Em 25 gramas do produto, há 92 calorias e 23 gramas de carboidratos. No comércio, é encontrada em barras de 500 gramas e em porções individuais de 25 gramas.

Outro produto facilmente encontrado no litoral pernambucano, a água de coco é um excelente repositor – além de hidratar, possui sódio e sais minerais, importantes para a prevenção de câimbras.

Já a melancia, muito eficiente para a hidratação, é recomendada também como fonte de potássio, vitaminas A e B2. Além de ajudar a refrescar o corpo depois de um treino no calor local.

“A melancia tem alto índice glicêmico, o que ajuda a repor a energia rapidamente depois das passadas. Índice glicêmico é a velocidade com que o corpo libera açúcar para o sangue. Quanto mais alto for o IG, mais rapidamente a glicose cai na corrente sanguínea. Por isso, a melancia é uma boa pedida para o pós-treino, quando você precisa de energia rapidamente para que os músculos se recuperem”, ensina a nutricionista Liane Schwarz Buchman.

Os adeptos de treinos mais longos podem também substituir o gel de carboidrato por melancia.

Como a fruta mantém a glicemia em alta e poupa o glicogênio muscular, oferece valiosa ajuda para se obter energia.

Alimento típico, gostoso e que fornece energia para correr. É tudo o que você precisa para ajudar na sua preparação para a etapa do Recife do Circuito Banco do Brasil de Corridas.