ShutterstockFoto: Shutterstock

Rapadura e água de coco para a corrida? Sim!

Atualizado em 27 de dezembro de 2023
Mais em Cuidando do Corredor

Existe um refresco natural e altamente saudável que muitos corredores ignoram: a água de coco. Ela faz mais bem do que pode se imaginar, inclusive com resultados superiores para a performance do que os chamados isotônicos.

“A água de coco substitui, com vantagem, qualquer isotônico. Ela te recupera e hidrata”, diz o treinador de corrida Cláudio Roberto Costa, da assessoria Triplaforma, de Salvador. 

A água de coco também é rica em potássio, com poucas calorias e muitos nutrientes, livre de gordura e com alto poder reidratante. Ajuda no bom funcionamento do intestino e no metabolismo alimentar, além de ser uma bebida diurética. Para o pré-treino, muitos corredores utilizam também uma fonte de energia bastante comum no Brasil: a rapadura.

“Muita gente que não se adapta ao gel de carboidrato opta pela rapadura”, afirma o treinador Sidiny Cezar da Silva Souza, da SRun, também da capital baiana. O consumo moderado do doce proporciona mais energia para os treinos, por ser rica em calorias. Além disso, previne anemias, por conter ferro e vitaminas do complexo B, que também contribuem para um melhor funcionamento do sistema nervoso. Já o cálcio e o fósforo previnem cãibras e osteoporose.

Um pequeno pedaço de rapadura (30 g) contém 111 calorias. Por esse motivo, é interessante não ultrapassar essa quantidade no consumo diário. O melhor momento para o consumo é após o almoço – desde que se coma uma salada, que ajuda a reduzir a produção de gordura pelo organismo.

As rapaduras mais incrementadas, que contêm castanhas, coco e amendoim, além de mais saborosas, são também mais nutritivas. Por outro lado, o consumo deve se restringir a quantidades ainda menores. Trata-se de um alimento indicado para o pré ou pós-treino.

O alto índice glicêmico do açúcar faz com que o doce seja rapidamente absorvido pelo organismo, o que permite manter o rendimento do treino sem deixar a barriga pesada. Nesse aspecto, ele apresenta vantagens até sobre o famoso gel de carboidrato, que é considerado indigesto por muitos corredores.