Todos podem sonhar com uma meia-maratona

Atualizado em 19 de fevereiro de 2018
Mais em Corrida pelo Ouro

Participar de uma meia-maratona não é privilégio apenas de superatletas e corredores com anos de experiência na corrida de rua. Atletas que ainda estão começando a dar passadas no asfalto podem traçar, com segurança, a meta de alcançar a linha de chegada em uma prova de 21 km com algumas semanas de treinamento.

Quer participar da ASICS Golden Run? Inscreva-se no site da prova

“Você vê alguns iniciantes treinando com vontade e completando provas de 5 km e 10 km. Quando lhes digo que dali a quatro meses poderão correr uma meia-maratona, muitos me olham com aquela cara de ‘imagina, isso é impossível’. Mas muita gente topa o desafio e é muito bom ver essa expressão se transformar numa cara de satisfação. Eles se lembram e confirmam que eu tinha toda a razão”, diz Adriano Bastos, octacampeão da Maratona da Disney e proprietário de uma assessoria esportiva que leva o seu nome, baseada em São Paulo.

Formado em Educação Física, Bastos pondera que não diferem muito entre si o volume dos treinos para uma prova de 10 km e o de uma meia. “Quem não tem muito tempo pode perfeitamente treinar os mesmos três dias por semana e correr uma meia. É só fazer a adequação de forma correta. No sábado ou no domingo, o corredor que corre 10 km, em vez de fazer um treino de 12 km, faz um longão de 16 km ou de no máximo 18 km e estará plenamente bem preparado para correr meias”, aponta o especialista.

E mesmo quem descobriu a corrida depois dos 40 ou 50 anos de idade pode estabelecer como meta disputar uma prova de 21k. Segundo o experiente treinador, o processo de evolução é o mesmo para atletas de todas as faixas etárias.

Quem se interessar por essa nova meta encontra nas etapas do circuito ASICS Golden Run uma ótima oportunidade para estrear na distância. A etapa de São Paulo, a terceira da temporada, está marcada para 13 de maio.

Adriano Bastos, aliás, recomenda fortemente aos calouros no mundo das meias que comecem na ASICS Golden Run. “Todos os anos tenho muitos alunos estreando em meias na ASICS Golden Run. É bom começar com uma prova mais plana e bem estruturada. O atleta corre tranquilo sabendo que terá todo o suporte, tanto de estafe como de hidratação, além de o kit ter alta qualidade e ser muito bacana”.