Antes e depois: 25 kg deixados para trás ao superar desafios

Atualizado em 03 de outubro de 2018
Mais em Corrida de Rua

Emagrecer, mas sem sair da sua zona de conforto. O analista de planejamento paulistano Vinicius Viera, de 28 anos, ingressou na corrida apenas com a ideia de “comer sem culpa”. “Eu corria para comer. Saia para treinar pensando na pizza que comeria no final de semana. Eu não conseguia emagrecer de jeito nenhum, até que comecei a trabalhar em uma empresa cujo lema era uma vida mais saudável e mudei totalmente meus hábitos”, relembra Vinicius.

Logo que começou a trabalhar, Vinicius sentiu-se motivado para participar de sua primeira prova e conseguiu concluir 10 km em 58min. Nesse momento, ele afirma ter se ‘encontrado’. “Foi aí que disse para mim mesmo: esse é o esporte que quero praticar, pois sei que aqui não vou mudar só meu corpo…vou mudar de vida!”, afirma o analista.

Depois de participar dos seus primeiros 10 km, Vinicius começou a se dedicar e, então, o desafio de emagrecer ficou alinhado com a qualidade de vida e o desempenho nas corridas. “Com esse objetivo traçado (emagrecer e baixar o tempo) adotei novos hábitos alimentares, seguindo uma dieta de atleta. Comecei a treinar, fui dos 98 kg para 73 kg (- 25 kg) e fiz varias provas, incluindo duas distâncias que nunca imaginei que faria: Três meia-maratonas e uma maratona”, conta.

Ao perceber que a corrida trazia não apenas benefícios físicos, como o emagrecimento, mas também psicológicos, Vinicius seguiu em frente: “Com a corrida você aprende a trabalhar seu fator motivacional, sua dedicação, sua superação, seu psicológico e a maior satisfação é saber que pode, sempre, dar mais para conseguir extrair o seu melhor. Correr traz uma sensação de liberdade, de renovação. É maravilhoso”, explica Vieira.

Para o futuro, Vinicius quer continuar ganhando qualidade técnica e melhorar ainda mais seus tempos, além de garantir presença em meias-maratonas e em maratonas. Além disso, quer completar uma ultra maratona e, quem sabe até, experimentar o triathlon.

“Tudo parece difícil no começo: treinos, dedicação, vencer a preguiça e superar os desafios… mas, tenha certeza de que quando você cruzar a linha de chegada, você vai notar que tudo aquilo que você fez e dedicou, valeu à pena. É como diz a frase: Quer mudar seu corpo? Exercite-se ! Quer mudar de vida para melhor ? Torne-se um corredor”, finaliza Vinicius Vieira.

E você, tem uma história parecida e quer compartilhar (e inspirar) outras pessoas? Conta para gente!