O que usar para correr em trilhas?

Atualizado em 18 de abril de 2016
Mais em Treinamento

Ao correr em trilhas, além de você ter maior contato com a natureza, ainda pode se aventurar por percursos diferentes que, com toda certeza, sempre farão com que você esteja diante de belas paisagens.

No entanto, para que você treine em segurança, é preciso saber o que vestir, já que a corrida na montanha pede cuidados especiais com as roupas e os acessórios. Reunimos algumas dicas para que você tenha um melhor rendimento:

– Roupas
É importante que você use roupas com tecnologias que fazem com que as peças sequem mais rápido. Como na trilha você precisa correr com mais acessórios, como a mochila de hidratação, por exemplo, é importante que a sua roupa não fique muito pesada depois de molhada (geralmente, pelo suor). Produtos feitos com algodão retém a água e fazem com que o seu rendimento caia. Por isso, deixe esses produtos de lado. É melhor apostar em tecidos mais tecnológicos, pois essas são vestimentas mais leves e não sofrem alteração de peso.

– Tênis
Você precisa, necessariamente, usar tênis feitos para correr em trilhas. Eles são mais resistentes e com respiração adequada para os pés, além de terem proteção contra poças d’água e lama, que são constantes no percurso em trilhas.

leia-mais-cinza
ícone-texto  5 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE CORRER EM TRILHAS
ícone-texto  CORRIDA DE MONTANHA: RESERVE SEU CALENDÁRIO 2015
ícone-texto  CONHEÇA A DIFERENÇA ENTRE PROVAS DE MONTANHA, TRILHA E AVENTURA

O bom amortecimento é essencial para que você tenha uma boa performance, visto que você vai passar por diferentes tipos de piso, como terra, lama, grama e troncos de árvores. Seu solado deve ser mais grosso, evitando quedas e auxiliando na corrida.

Opte, sempre, por modelos que tragam maior segurança e conforto durante a corrida. Lembre-se que a tração desse tipo de tênis ajuda a subir longos trechos de pedras, auxilia nas trilhas técnicas e, também, a atravessar lamas e calçamentos, além de suportar o impacto em descidas com alto grau de dificuldade, comuns nesse tipo de atividade.

– Viseiras e óculos de sol
Como você estará sujeito a grande luminosidade do sol em vários dos seus treinos, é importante ter uma viseira ou um óculos de sol sempre por perto. A primeira opção deve ser leve e proteger o rosto todo. Nesse caso elas são mais indicadas que os bonés porque não cobrem a cabeça inteira, deixando um espaço para ventilação. Já os óculos são importantes, também, para protegê-lo não só do sol, como de pontas de galhos que podem surgir no meio do caminho sem que você sequer perceba.

– Mochilas de hidratação
Estar bem hidratado durante a atividade é fundamental para que você tenha um bom desempenho e mantenha a saúde em dia. Por isso, ter sempre junto uma mochila de hidratação nas corridas em trilhas é fundamental. Para fazer a sua escolha pense na distância que vai percorrer. Quanto menor for o trajeto, menor pode ser a mochila. O mesmo serve para as provas. Analise os pontos de hidratação que você terá pelo caminho. Quanto mais pontos disponíveis, menor pode ser o acessório.

– Cinto de hidratação
Outra boa opção é o cinto de hidratação, que é melhor e pesa menos que a mochila. Em percursos longos e curtos, ele garante que você esteja bem hidratado durante toda a atividade.

– Relógio com GPS
Além de você precisar se orientar com relação à hidratação e ao ritmo durante a corrida (usando para isso as marcações do relógio), o GPS é importante para que você possa se orientar dentro da mata. Muitas vezes você pode encontrar trilhas mais fechadas e precisará de um auxilio para não se perder no percurso.

(Fontes: Manuela Vilaseca e Carlos Magno, corredores de montanha e atletas The North Face)