7 acessórios úteis na corrida de montanha

Atualizado em 26 de junho de 2017
Mais em Treinamento

Alguns acessórios (além dos tênis) são essenciais à prática da corrida de montanha. São equipamentos úteis para a subsistência, o transporte de alimentação, a hidratação, segurança e até para tornar a trilha mais confortável. Como sempre, fica a dúvida sobre o que, realmente, pode ser essencial ou não, listamos os itens imprescindíveis e que para você carregue peso à toa.

Jaqueta leve

Dependendo do local da corrida e da época do ano, você pode precisar de uma jaqueta leve para se proteger das intempéries. Procure levar modelos impermeáveis e, de preferência, com capa. Se a trilha acontecer em um lugar sem risco de chuva ou frio, a peça não será necessária.

Camiseta tecnológica
As camisetas com tecidos tecnológicos, como Dry Fit e Suplex, correm mais risco de rasgar na mochila e conforme você corre na trilha, mas ainda assim são as melhores opções para a corrida de montanha. Neste caso, você deve testar a mochila e proteger os pontos de fricção (onde a bolsa raspa mais na sua pele) com esparadrapos.

Mochila de hidratação (e muito mais!)

Esse acessório faz parte dos ajustes finais para encarar a corrida de montanha e deve se encaixar bem ao corpo. Opte por modelos com tecido elástico, cintas móveis e vários bolsos, para você carregar tudo o que precisa para um dia na montanha, além do reservatório de água.

 

 

“Trekking poles”

Os “bastões” são ferramentas úteis em percursos com elevada altimetria, principalmente, porque ajudam a poupar as articulações dos joelhos, e manter o equilíbrio e a estabilidade nas passadas, dando um pouco de impulso. Além disso, em geral, eles são dobráveis e fáceis de guardar. Certifique-se de que o seu está funcionando bem antes de partir para a montanha.

Apito ou kit médico

Você nunca sabe o que pode acontecer de novo na corrida de montanha. Caso sofra uma queda, torção ou se sinta mal, pode usar o apito para se comunicar com a equipe de apoio ou atendimento da prova. Em percursos mais longos, vale levar alguns itens de primeiros-socorros, como bandagens, gaze e pomada para infecções ou inflamações.

Alimento

Um bom reforço alimentar não pode faltar na corrida de montanha. Nos percursos de poucas horas, você pode optar por géis de carboidrato, barrinhas da sua preferência, sanduíches leves, frutas secas, entre outros petiscos nutritivos. Já para uma corrida de um dia, deve levar alimentos mais consistentes, como bata cozida, aipim, ovo, entre outros, com o objetivo de atingir a ingestão calórica ideal para manter a energia em alta.

Meias de compressão

Além de protegerem os pés de alguns “inconvenientes” comuns na montanha, como areia, pedras e barro, as meias de compressão proporcionam um bom retorno venoso, ou seja, melhoraram a circulação nos pés, ao longo da corrida.

(Fonte: Joaquim Ferrari, diretor e professor da assessoria esportiva Joaquim Ferrari – RJ)