QuasarLontra se prepara para a Cruce de Los Andes

Atualizado em 26 de julho de 2016
Mais em Notícias

A dupla da equipe QuasarLontra, Rafael Campos e Fabrizio Giovannini, iniciaram seus treinos específicos para participarem da ultra-maratona Cruce de Los Andes, que será realizada em fevereiro de 2011.

O “Cruce” é uma ultra-maratona que tem por objetivo cruzar os Andes entre Argentina e Chile, em uma distância de cerca de 100 km, divididos em 3 etapas. Os lugares por onde passa a corrida, são de uma beleza inigualável, uma vez que os atletas atravessarão, montanhas e vulcões, cumes nevados, lagos, vales e zonas rochosas.

Apesar de a competição acontecer no verão austral, as mudanças climáticas podem ser repentinas na região. É possível que os atletas encontrem um clima quente e seco, com cerca de 22ºC. Mas também no mesmo dia podem ter de enfrentar tempestades com chuva e até neve, com temperaturas próximo de zero. Por isso, além de equipamentos adequados, a exigência física dos corredores é enorme, o que demanda uma intensa e cuidadosa preparação.

A cada dia vão fazer uma etapa com distâncias que variam entre 30 km e 35 km, com muita ascensão, e nos mais variados tipos de terreno. A organização se incumbe de transportar entra as áreas de acampamentos, a caixa de equipamentos dos atletas. Os locais de acampamento são pontos inóspitos. Durante os 3 dias os atletas montam suas próprias barracas.

Rafael e Fabrizio são dois dos atletas mais antigos da equipe QuasarLontra. Participam juntos nas corridas de aventura desde 2000, na época que as equipes nestas provas ainda eram formadas por um trio. Juntos, já conquistaram grandes provas, e participaram dos maiores desafios em provas pelo mundo, dentre eles o Eco-challenge nas Ilhas Fiji, e três campeonatos mundiais no Canadá, Nova Zelândia e Escócia. A dupla também já tem experiência em correr na Patagonia Argentina e Chilena. Já participaram de duas edições de uma das mais desafiadoras provas de aventura já existentes: o Desafios dos vulcões. Na ocasião do “desafio” as distâncias eram maiores, chegando a 500 km, e envolvia mais dias e um número maior de modalidades.

Confira matéria na ativo.tv sobre a Cruce de Los Andes: