Ultramaratonista americano bate recorde em trilha de 3.500 km nos EUA

Atualizado em 18 de setembro de 2017

O ultramaratonista norte-americano Joe McConaughy quebrou, no último final de semana, o recorde da Appalachian Trail, famosa trilha de 3.500 km que atravessa boa parte da área leste dos EUA. 

Nativo de Seattle e apelidado de “Vagem” pelo seu físico magro, McConaughy precisou de 45 dias, 12 horas e 15 minutos para percorrer toda a extensão da trilha, superando a marca do ano pasado de seu compatriota Karl Meltzer: 45 dias, 22 horas e 38 minutos.

O mais incrível dessa história é que Joe, diferente de Karl Meltzer, realizou o percurso sem apoio – ele não possui patrocinadores, equipe ou suporte organizado. O atleta dependia apena da solidariedade das pessoas pelas cidades que passava.

 

 

A média de Joe até o 32° dia era de 80 km diários. Com esse ritmo, ele superaria em até dois dias o recorde anterior, como ele mesmo imaginava. Com alguns obstáculos durante o percurso, como tornozelos inchados e muito cansaço, porém, até o próprio recorde chegou a ser ameaçado.

Para não perder a marca, Joe teve que se superar e percorrer cerca de 240 km em 70 horas nos últimos dois dias. Após a conquista, escreveu em sua conta no Instagram: “Sinceramente, não sei o que dizer. Estou em choque e com dor, mas alegre e agradecido”. 

O corredor barbudo consumia entre 9.000 e 10.000 calorias por dia durante a aventura. Após o fim do longo trajeto e já em repouso, Joe postou uma foto de uma refeição “leve” e das marcas que adquiriu ao completar a Appalachian Trail. Veja abaixo:

  

Joe McConaughy também lançou um documentário sobre sua preparação e motivação para superar o desafio da Appalachian Trail: