Festa com a Escape Trail Run

Atualizado em 31 de maio de 2016

Campos do Jordão é conhecido por suas belas paisagens. Imagine só reunir esse cenário encantador à corrida na trilha. Foi exatamente isso que aconteceu na manhã deste domingo (7 de agosto) na Escape Trail Run. A primeira edição na prova foi um sucesso e agradou os 1000 corredores que estiveram por lá. “A prova foi excelente. O percurso é muito bem demarcado e eu achei uma ótima experiência”, conta o engenheiro Ronie Finotti, que corre há seis anos.

Os participantes podiam escolher entre dois percursos: 12 km ou 25 km. A escolha de Finotti foi pela distância mais curta. “Mesmo assim é uma prova bem puxada, por ter muitas subidas. A mais difícil delas fica logo no começo, mas mesmo assim é muito bacana fazer essa prova. A altimetria, alias, é impecável”, diz.

leiamais-cinza-novo
icon texto_menor  PARTICIPOU DO ESCAPE TRAIL RUN? CONFIRA O RESULTADO

Para participar da competição, a preparação de Finotti foi bastante específica. “Além de correr, fiz exercícios de musculação para fortalecer as pernas e segui uma dica que li na O2 Por Minuto: apostei nos treinos feitos na escada. Como eu moro no 21 andar, subia todos os dias de escada para ter mais uma forma de estímulo”, revela.

Quem também se preparou para a prova de forma diferenciada foi Maria Gorete Leonardo. Ela corre há seis anos e já havia disputado outra prova na trilha. “Mas essa foi muito mais legal. Apesar de difícil, achei tudo maravilhosos.” As subidas, parte que Maria classificou como ponto mais complicado da prova, só foram superadas porque ela treina duas vezes por semana no Pacaembu, em São Paulo, e corre todos os fins de semana para manter o bom condicionamento físico. “Mesmo já tendo corrido até meia-maratona, senti que esse percurso é bastante diferente. Quero voltar na próxima edição”, diz.

Outra que adorou a Escape Trail Run foi Carla Regina Moreira. Além de achar o percurso diferenciado, a fisioterapeuta ficou encantada com a bela paisagem. “Eu corro escutando música. Por isso estava com o meu celular. Não resisti e parei diversas vezes para fazer fotos da paisagem, que é maravilhosa. A que eu mais gostei foi uma foto que eu fiz com a Pedra do Baú ao fundo. Ficou linda”, conta.

Já Ivan Pires foi mais ousado. Escolheu o percurso com 25 km. “Estou acostumado com esse tipo de prova porque sou atleta profissional. Faço parte da Kailash Team e acabo de voltar da Ultra-Trail Du Mont Blanc, uma das provas mais duras que tem nas trilhas. Mesmo assim, fiquei surpreso com a qualidade da Escpe Trail Run. A prova é fantástica e o percurso muito bem demarcado”, elogiou.

Para ele, a parte mais difícil foram os últimos 5 km. “Esse é um trecho mais técnico e ainda tem o cansaço do restante da prova que já começa a bater. Mas como também é uma parte muito arborizada, é possível relaxar um pouco e conseguir energia para cruzar a linha de chegada bem”, diz.

Resultado da prova

12 km masculino
1º lugar: Manoel Aparecido da Silva (56:01.70)
2º lugar: Francisco de Lima (58:00.34)
3º lugar: Ueliton Lopes de Sousa (1:02:18.25)

12 km feminino
1º lugar: Nicolette Bailey (1:17:48.07)
2º lugar: Jéssica Okada (1:19:59.65)
3º lugar: Lenir Rosa Costa da Silva (1:22:23.85)

25 km masculino
1º lugar: Ivan Pires (2:00:31.30)
2º lugar: Gerson Henrique dos Santos (2:07:00.33)
3º lugar: Carlos Henrique Botelho da Silva (2:13:17.21)

25 km feminino
1º lugar: Sheila Duarte da Silva (2:39:25.39)
2º lugar: Luiza Helena Tamada (2:52:04.96)
3º lugar: Luzia Bello (2:54:15.88)

Simpósio técnico

No sábado (6 de setembro), antes da realização da prova, os atletas se reuniram com a organização da competição para que todos os pontos importantes do percurso fossem discutidos. Felipe Romero, diretor técnico da Escape Trail Run, e Erivan Gomes, atleta profissional que ajudou na escolha do percurso, mostraram aos competidores todas as regras do evento.

icone-foto

[nggallery id=9]

icone-video