Benefícios da Caminhada: um exercício muito simples

Atualizado em 27 de abril de 2016
Mais em Notícias

Muitas pessoas têm o hábito de caminhar, outras caminham apenas nos meses que antecedem o verão. Há ainda aquelas que nem se preocupam em fazer exercícios.

Mas saiba que a caminhada é uma das melhores atividades físicas e deveria ser praticada diariamente, pois faz muito bem à saúde. Se você nunca experimentou, ainda há tempo. Corra para o guarda-roupa, vista uma roupa bem leve e procure caminhar num local gostoso e tranquilo.

A caminhada é um exercício aeróbio muito simples, que não exige equipamentos, ou locais específicos, apenas um calçado adequado para não causar lesões. Pode ser feita por qualquer pessoa, independente de sexo ou idade.

É um dos exercícios mais indicados para adultos, especialmente idosos e portadores de doenças cardíacas e metabólicas, como diabetes, osteoporose, obesidade e colesterol alto, além disso, é uma maneira de fortalecer a musculatura, pois o risco de lesões é muito baixo.

Também ajuda no tratamento de distúrbios psicológicos. Caminhar 30 minutos, de três a cinco vezes por semana, pode ser eficiente no tratamento de depressão aguda quanto à utilização de medicamentos. Alguns estudos comprovam sua eficácia.

Um novo estudo destaca outro benefício. Segundo pesquisa, exercícios moderados como a caminhada, pode ajudar a reduzir e até mesmo reverter a perda de massa óssea causada por terapias hormonais ou por radiação usadas no tratamento do câncer de próstata.

O estudo mostrou que pacientes de câncer de próstata submetidos a hormonioterapia que caminharam em média cinco dias por semana, 30 minutos a cada vez, em passos moderados, mantiveram ou até mesmo aumentaram sua massa óssea.

Os homens de outro grupo, que não se exercitaram, perderam em média mais de 2% da densidade óssea em nove semanas. O estudo envolveu 70 homens sedentários, com câncer de próstata em estágios de 1 a 3.
“Pacientes de câncer de próstata não costumam ser aconselhados por seus médicos a fazer exercícios, mas caminhar é um exemplo de alternativa que pode ser empregada para a melhoria da saúde e para minimizar os efeitos colaterais dos tratamentos”.