Wiggins dá um passo para o título; Taaramae vence

Atualizado em 27 de abril de 2016
Mais em Vuelta a España

Por Tadeu Matsunaga

A subida final em La Farrapona, 14ª etapa da Vuelta a España, protagonizou dois momentos marcantes: a brilhante vitória do estoniano Rein Taaramae (Cofidis), que foi o único remanescente da fuga principal, e Bradley Wiggins (Sky), que surpreendeu a todos e ampliou sua vantagem na luta pela camisa vermelha.

Taaramae e De La Fuente (Geox) trabalharam juntos nos 30 quilômetros finais da etapa. Apesar do ritmo intenso do pelotão, os dois chegaram próximos ao topo em Lagos de Somiedo. Com dois quilômetros para meta, Taaramae – um dos ciclistas mais agressivos desta Vuelta – atacou e seguiu sozinho na fuga para conquistar a segunda vitória da Cofidis na Vuelta 2011.

De La Fuente terminou em terceiro, sendo superado pelo companheiro Juan José Cobo. O experiente espanhol saltou do grupo principal a 5 km da meta e não foi marcado por nenhum dos ponteiros. Cobo alcançou Amets Txurruka (Euskaltel), que estava em uma perseguição solitária, e se juntou a De La Fuente próximo a meta, dando um salto na classificação geral, pulando para a quarta colocação.

Já Wiggins contou com o brilhante trabalho de Chris Froome para superar as principais ameaças na luta pela camisola roja. Os ciclistas da Sky quebraram o pelotão a 4 km do final, sendo acompanhados por Denis Menchov (Geox), Bauke Mollema (Rabobank), Mikel Nieve (Euskaltel) e Jurgen Van den Broeck (Omega Pharma). Com um gregário de luxo, Wiggins aproveitou a oportunidade. Em contrapartida, Vincenzo Nibali (Liquigas), Fredrik Kessiakoff (Astana) e Joaquim Rodriguez (Katusha) não conseguiram acompanhar o ritmo do grupo de Wiggins.

Purito, Kessiakoff e Nibali cruzaram a linha de chegada com 2min06s de atraso em relação à Taaramae, provocando uma abrupta e repentina mudança na classificação geral. O sicicliano agora é o sétimo colocado a 1min25s de Wiggins, e com dois segundos de perda para Kessiakoff, que aparece em sexto. Nomes como Brajkovic e Zubeldia (RadioShack) foram descartados antes mesmo do início da última montanha do dia.

O italiano Michele Scarponi (Lampre) abandonou a Vuelta neste sábado. Segundo colocado no Giro d´Italia, Scarponi deixou a prova nos primeiros quilômetros do dia e admitiu não estar bem fisicamente para prosseguir na competição. A etapa também foi marcada por quedas e uma desistência:Karsten Kroon (BMC).

Neste domingo, a Vuelta a España chega a sua etapa rainha, com final no mítico Angliru. A montanha, com picos de 23% de inclinação, será decisiva para o futuro da camisa vermelha. Wiggins chega como favorito, mas nada está decidido.

Class. Etapa
1 Rein Taaramae (Est) Cofidis, Le Credit En Ligne 4:39:01
2 Juan Jose Cobo Acebo (Spa) Geox-TMC 0:00:25
3 David De La Fuente Rasilla (Spa) Geox-TMC 0:00:29
4 Wout Poels (Ned) Vacansoleil-DCM Pro Cycling Team 0:00:40
5 Bradley Wiggins (GBr) Sky Procycling 0:00:45
6 Christopher Froome (GBr) Sky Procycling
7 Bauke Mollema (Ned) Rabobank Cycling Team
8 Denis Menchov (Rus) Geox-TMC
9 Mikel Nieve Ituralde (Spa) Euskaltel-Euskadi 0:00:55
10 Jurgen Van Den Broeck (Bel) Omega Pharma-Lotto 0:01:00
21 Fredrik Kessiakoff (Swe) Pro Team Astana 0:01:59
26 Joaquin Rodriguez Oliver (Spa) Katusha Team 0:02:06
27 Vincenzo Nibali (Ita) Liquigas-Cannondale

Class. Geral
1 Bradley Wiggins (GBr) Sky Procycling 55:54:45
2 Christopher Froome (GBr) Sky Procycling 0:00:07
3 Bauke Mollema (Ned) Rabobank Cycling Team 0:00:36
4 Juan Jose Cobo Acebo (Spa) Geox-TMC 0:00:55
5 Jakob Fuglsang (Den) Leopard Trek 0:00:58
6 Fredrik Kessiakoff (Swe) Pro Team Astana 0:01:23
7 Vincenzo Nibali (Ita) Liquigas-Cannondale 0:01:25
8 Maxime Monfort (Bel) Leopard Trek 0:01:37
9 Jurgen Van Den Broeck (Bel) Omega Pharma-Lotto 0:02:16
10 Daniel Moreno Fernandez (Spa) Katusha Team 0:02:24