Vuelta a España: 20ª etapa

Atualizado em 27 de abril de 2016
Mais em Vuelta a España

Por Fernando Bittencourt

Neste sábado será realizada a 20ª etapa da Vuelta a España 2011, em um percurso de 185 quilômetros entre Bilbao e Vitoria. Será o penúltimo dia da prova, que poderá ser crucial para o resultado final, uma vez que a etapa a ser realizada no domingo é uma etapa plana de apenas 95,6 quilômetros. É a trigésima vez que Bilbao fará parte do percurso da Vuelta

O estágio terá aos 41 quilômetros o Elibar, local onde haverá o primeiro sprint intermediário, que precede o Alto de Karabieta, montanha de 2ª categoria, com 6,3 quilômetros de subida, até seu pico, aos 560 metros de altitude.

Aos 57 e 106,6 quilômetros de prova, o pelotão enfrentará a subida da Alto de Elosua (1ª categoria) e da Alto de Kanpazar (3ª categoria), que possuem subidas de 7,3 e 5,4 quilômetros, até atingir seus cumes, a 680 e 460 metros de altitude, respectivamente.

A penúltima etapa da 66ª edição da grande volta espanhola se aproxima de seu final com o Elorrio, local onde haverá o último sprint intermediário do dia – aos 119,2 quilômetros de prova. Após 13,9 quilômetros, a última montanha da prova dá as caras. A Puerto de Urquiola conta com uma subida de 5,5 quilômetros até chegar ao ápice, de 700 metros e deve ser um dos pontos chave para definir a classificação geral final.

Ao final da subida, em Álava, os ciclistas percorrerão um trecho plano de 46,4 quilômetros, abrindo uma possibilidade para o reagrupamento do pelotão, o que pode fazer com que a chegada seja em sprint.

Confira o perfil altimétrico

Veja como serão os últimos 3 km da etapa