Vuelta a España: 19ª etapa

Atualizado em 27 de abril de 2016
Mais em Vuelta a España

Por Fernando Bittencourt

Nesta sexta-feira (09) será realizada a 19ª etapa da Vuelta a España, em um percurso de 158,5 quilômetros entre Noja e Bilbao, local que há 33 anos não recebia a chegada de uma etapa da grande volta espanhola.

A etapa contará com montanhas menores dos que as já vistas na competição e com trechos planos, começando por Laredo, aos 19,7 quilômetros, aonde haverá o primeiro sprint intermediário do dia.

A seguir, três montanhas aparecem na etapa, as duas primeiras de 3ª categoria e a terceira de 2ª categoria. Puerto de la Granja aparece aos 35 quilômetros e tem uma subida de 7 até seus 390 metros de altitude. Com a mesma altura, a Puerto de Las Muñecas será enfrentada pelo pelotão aos 54,6 quilômetros, com 4,9 quilômetros de subida.

Alto del Vivero é a penúltima montanha da etapa, aos 109,8 quilômetros. Seu cume está situado a 114,1 quilômetros de prova, e conta com 410 metros.

Outro sprint intermediário ocorrerá em Bilbao – aos 126,9 quilômetros -, próximo da Alto El Vivero, última montanha da prova, de 2ª categoria. Com 4,2 quilômetros de subida, possui um cume de 410 metros e antecipa os 6 últimos quilômetros, com chegada em descida, que promete propiciar um belo espetáculo ao final da disputa.

Esta etapa é uma em que o final será muito imprevisível. A Sky deve trabalhar forte para que Chris Froome tenha a oportunidade de descontar os 13s de desvantagem para Juan José Cobo Acebo (Geox-TMC), mas sabe que terá de quebrar o pelotão para que o queniano tenha a chance de atacar e bonificar na meta. Caso contrário, o grupo não se parta após a última montanha, a chegada deverá ser em sprint.

Confira o perfil altimétrico da prova

Confira os últimos 3 km