Vuelta a España: 17ª etapa

Atualizado em 27 de abril de 2016
Mais em Vuelta a España

Por Fernando Bittencourt

Nesta quarta-feira (7) será realizada a 17ª etapa da Vuelta a España, em um percurso de 211 quilômetros entre Bodegas de Faustino e Peña Bodega. O estágio marcou a grande volta espanhola na edição de 2010 por ter sido o palco da queda de Igor Antón (Euskaltel-Euskadi) em Peña Cabarga. Essa será a última chance para os escaladores tiraram segundos consideráveis na classificação geral, liderada por Juan José Cobo Acebo (Geox-TMC). Depois da etapa desta quarta, só corridas no plano.

A etapa de altas montanhas terá seu primeiro ponto de destaque aos 76,3 quilômetros, onde começa a subida de 5,3 quilômetros de extensão da Portillo de Bustos – montanha de 3ª categoria – até o seu cume, que conta com 1.000 metros de altitude. Neste trecho é propício para abrir uma fuga no pelotão.

Aos 145,7 quilômetros, haverá um sprint intermediário na Espinosa de Los Monteros, que antecipará a chegada da penúltima montanha do dia: Portillo de Lunada, de 2ª categoria, que possui uma subida de 8,5 quilômetros, até atingir seus 1.330 metros de altura, ponto mais alto do estágio.

Com 200,2 quilômetros, o último sprint intermediário ocorrerá em Solares, pouco antes da última subida da prova, onde está localizada a meta. Aos 204,9 km, a Peña Cabarga se inicia com uma escalada de 6,1 quilômetros que chega a ter uma inclinação de 18%. A montanha fora de categoria possui elevação aos 20 metros de altitude e se encerra aos 565 metros

Confira o perfil altimétrico da etapa

Veja como serão os últimos 3 km da etapa

Favoritos:
Bauke Mollema (Rabobank)
Juan José Cobo Acebo (Geox-TMC)
Chris Froome (Sky)

Fique de olho:
Vincenzo Nibali (Liquigas-Cannondale)
Jurgen Van Den Broeck (Omega Pharma-Lotto)
Bradley Wiggins (Sky)
Daniel Moreno (Katusha)
Maxime Monfort (Leopard-Trek)

Possíveis surpresas:
Joaquim Rodriguez (Katusha)
Jakob Fuglsang (Leopard-Trek)
Janez Brajkovic (RadioShack)
Mikel Nieve (Euskaltel Euskadi)
Daniel Martin (Garmin-Cervélo)
Denis Menchov (Geox-TMC)
Fredrik Kessiakoff (Astana)