Revelação da Vuelta

Atualizado em 27 de abril de 2016
Mais em Vuelta a España

Por Fernando Bittencourt

O mundo hoje conhece quem é Chris Froome. O queniano, que compete pelo Reino Unido, chegou a Vuelta a España como um dos oito gregários de Bradley Wiggins, mas vai sair da disputa como um prestigiado ciclista, independentemente de resultado. Trabalhou durante toda a prova para o seu líder na Sky e, mesmo desgastado com todo o esforço, se manteve entre os dianteiros e virou o capitão do time britânico. Atualmente é o segundo colocado na competição, apenas 13s atrás de Juan Jose Cobo Acebo (Geox-TMC), o Camisola Roja.

O bom trabalho na Vuelta trouxe muita exposição para Froome e, consequentemente, fez o agente dele, Alex Carera, ter muito trabalho nas últimas semanas. “A situação é completamente diferente de quando ele entrou na Vuelta. Posso confirmar que, durante a prova ele recebeu propostas dos times mais importantes do mundo. Garmin-Cervélo, Saxo Bank, AG2R, Skil-Shimano, Movistar, Lampre, Astana e Sky estão interessadas”, disse o empresário.

O agente de Froome prosseguiu elogiando o atleta de 26 anos. “O valor dos ciclistas é composto por diversos fatores. Com certeza o primeiro é resultado, pois o ciclista que vence ganha pontos. O segundo fator é a imagem, já que muitos conseguem resultados, mas sujam a imagem se envolvendo em casos de doping, por exemplo. O terceiro fator é a idade, algo muito importante. Chris não sabe como estará daqui a um tempo, pois ele é muito jovem. É a primeira vez que ele está tão bem preparado fisicamente e com esse nível de reconhecimento, mas se agora ele está assim, a previsão é que consiga muitos resultados satisfatórios no futuro. Por fim, o quarto fator é o idioma, algo que não é problema para Chris, que não teria problemas com times britânicos, espanhóis, italianos e nem franceses. O fato de falar os quatro idiomas abre portas para ele”, destacou.

A Sky está de olho no potencial de seu ciclista e sabe que ele ganhou muitos pontos com a Vuelta. Seu contrato termina no final desta temporada e isso preocupa Dave Brailsford, diretor da Sky, que tem seu ciclista almejado por outros times e tentará chegar a um acordo contratual com Carera durante os próximos dias.