Memorável

Atualizado em 27 de abril de 2016
Mais em Vuelta a España

Por Tadeu Matsunaga

A última etapa de montanha da Vuelta a España reservou um final emocionante entre os dois protagonistas na luta pela camisa vermelha. Chris Froome (Sky) e Juan Jose Cobo (Geox-TMC) ressaltaram suas credencias e realizaram um embate épico na escalada em Peña Cabarga, com 6 km de extensão e picos de 19% de inclinação.

Katusha, Geox e Omega Pharma ditaram o ritmo no início da montanha e trataram de selecionar o pelotão. Dan Martin (Garmin), Bruseghin (Movistar) e Sorensen (Saxo Bank) foram os primeiros a atacar, mas as coisas mudaram de figura com Jurgen Van Den Broeck. O líder da Omega Pharma lançou um contra-ataque sobre os escapados e logo desgarrou do grupo principal. Van Den Broeck – nono na classificação geral com mais de 4 minutos de atraso em relação a Cobo – buscava a primeira vitória para a equipe belga.

O forte ritmo do grupo, no entanto, reagrupou os principais escaladores da competição, com a Euskaltel trabalhando para uma provável ataque de Igor Antón e Mikel Nieve, enquanto Menchov e Wiggins, antes líderes, realizavam o papel de gregários para Cobo e Froome, respectivamente.

Com 3 km para o final, Van Den Broeck tentou um novo ataque, mas novamente foi neutralizado pelo pelotão. No quilômetro seguinte, Froome saltou do grupo e foi acompanhado por Cobo. Os dois iniciaram um duelo nos quilômetros finais em Peña Cabarga, que contou com a participação massiva do público.

O espanhol, no entanto, não conseguiu seguir o ritmo de Froome, que ficou próximo de protagonizar uma das maiores reviravoltas na história da Vuelta a España. Enquanto a luta acirrava pela camisola roja, Joaquim Rodriguez (Katusha) dava adeus à liderança na classificação por pontos depois de sobrar na parte final da montanha.

Quando as coisas pareciam decididas, Cobo comprovou o porquê de ser o líder da Vuelta. Recuperou terreno e contra-atacou Froome a menos de 500 metros da meta. O queniano, entretanto, não se deu por vencido e teve pernas para atacar e vencer a etapa, diminuindo a vantagem do ciclista da Geox para 13 segundos. Bauke Mollema (Rabobank) cruzou em terceiro e tornou-se o novo camisa verde.

Com quatro etapas para o final da competição, as bonificações irão definir o campeão da Vuelta a España 2011, que mesmo sem grandes nomes como Contador, Schleck e Evans, mostra tornar-se cada vez maior.

Etapa
1 Christopher Froome (GBr) Sky Procycling 4:52:38
2 Juan Jose Cobo Acebo (Spa) Geox-TMC 0:00:01
3 Bauke Mollema (Ned) Rabobank Cycling Team 0:00:21
4 Daniel Martin (Irl) Team Garmin-Cervelo 0:00:24
5 Igor Anton Hernandez (Spa) Euskaltel-Euskadi 0:00:27
6 Mikel Nieve Ituralde (Spa) Euskaltel-Euskadi
7 Marzio Bruseghin (Ita) Movistar Team 0:00:29
8 Jurgen Van Den Broeck (Bel) Omega Pharma-Lotto 0:00:31
9 Denis Menchov (Rus) Geox-TMC
10 Beñat Intxausti Elorriaga (Spa) Movistar Team 0:00:35

Geral
1 Juan Jose Cobo Acebo (Spa) Geox-TMC 69:31:41
2 Christopher Froome (GBr) Sky Procycling 0:00:13
3 Bradley Wiggins (GBr) Sky Procycling 0:01:41
4 Bauke Mollema (Ned) Rabobank Cycling Team 0:02:05
5 Denis Menchov (Rus) Geox-TMC 0:03:48
6 Maxime Monfort (Bel) Leopard Trek 0:04:13
7 Vincenzo Nibali (Ita) Liquigas-Cannondale 0:04:31
8 Jurgen Van Den Broeck (Bel) Omega Pharma-Lotto 0:04:45
9 Daniel Moreno Fernandez (Spa) Katusha Team 0:05:20
10 Mikel Nieve Ituralde (Spa) Euskaltel-Euskadi 0:05:33