Haedo vence 16ª etapa da Vuelta

Atualizado em 27 de abril de 2016
Mais em Vuelta a España

Por Fernando Bittencourt

Juan José Haedo (Saxo Bank) venceu a 16ª etapa da Vuelta a España nesta terça-feira (06), após superar Alessandro Petacchi (Lampre-ISD) e Daniele Bennati (Leopard-Trek) em um percurso de 206, 3 quilômetros entre Villa Romana La Olmeda (Pallencia) e Haro. Juan José Cobo (Geox-TMC) manteve-se com a camisa vermelha, na liderança da classificação geral da prova.

Nos quilômetros finais, a impressão era de que a Leopard-Trek iria embalar Daniele Bennati para cruzar a linha de chegada, no entanto, um imprevisto ocorreu no último quilômetro da prova – mais precisamente faltando 300 metros para a meta. Alguns ciclistas acabaram tomando o rumo errado na pista, devido a falta de sinalização. Robert Wagner (Leopard Trek) seguiu com sua bicicleta para a direita, em uma bifurcação, levando atletas como Peter Sagan e Heinrich Haussler (Garmin-Cervélo) para o mesmo caminho.

“Infelizmente, devido ao cansaço e ao final caótico da etapa, Robert Wagner seguiu à direita com sua bicicleta torno em vez de ir à esquerda, para a meta. Daniele Bennati teve que reduzir a velocidade bruscamente e não foi capaz de ir contornar a situação”, disse o diretor esportivo da Leopard Trek Luca Guercilena.

Enquanto Bennati hesitou ao se decidir para que lado iria seguir, Sagan tomou a decisão correta e virou para a esquerda, mas Haedo lançou-se em um belo sprint e acabou tomando a liderança do estágio. O argentino venceu pela primeira vez na carreira em uma grande volta, seguido por Petacchi e Bennati.

Haedo ainda teve tempo para sentar e saborear seu promeiro triunfo em grandes voltas, conquistado nos últimos 50 metros, enquanto o esforço de Petacchi foi em vão, ao final da etapa. Vicente Reynes (Omega Pharma-Lotto) e Howard Leigh (HTC-Highroad) terminaram na quarta e quinta colocações na etapa.

O diretor esportivo da Saxo Bank Brad McGee foi inflexível quanto à disputa e afirmou que Haedo venceria a prova de qualquer forma. “Haedo estava pronto, na posição perfeita ao final e estava melhor preparado, tanto taticamente quanto fisicamente, quando houve o incidente. Nada teria sido diferente, apesar do erro de Wagner e Haedo simplesmente foi melhor do que todos no dia de hoje. Esperamos que ele possa repetir a vitória no domingo, em Madri”, alegou McGee.

Embora tenha havido considerável consternação entre a fraternidade sprinting sobre o km confundido final, Saxo Bank directeur sportif Brad McGee foi inflexível que Haedo teria vencido, independentemente do caminho errado Wagner.

Classificação:

1 Juan José Haedo (ARG/Saxo Bank) 4h41min56s
2 Alessandro Petacchi (ITA/Lampre-ISD) m.t.
3 Daniele Bennati (ITA/Leopard Trek) m.t.
4 Vicente Reynes Mimo (ESP/Omega Pharma-Lotto) m.t.
5 Leigh Howard (AUS/HTC-Highroad) a 02s
6 Koen De Kort (HOL/Skil – Shimano) m.t.
7 Lloyd Mondory (FRA/AG2R La Mondiale) m.t.
8 Nikolas Maes (Bel) Quickstep) m.t.
9 Christopher Sutton (AUS/Sky) m.t.
10 Juan Jose Cobo Acebo (ESP/Geox-TMC) m.t.

Classificação Geral:

1 Juan Jose Cobo Acebo (ESP/Geox-TMC) 64h39min14s
2 Christopher Froome (Gbr/Sky) a 22s
3 Bradley Wiggins (Gbr/Sky) a 51s
4 Bauke Mollema (HOL/Rabobank) a 01min41s
5 Maxime Monfort (BEL/Leopard Trek) a 02min40s
6 Denis Menchov (RUS/Geox-TMC) a 03min06s
7 Jakob Fuglsang (DIN/Leopard Trek) a 03min08s
8 Vincenzo Nibali (ITA/Liquigas-Cannondale) a 03min49s
9 Jurgen Van Den Broeck (BEL/Omega Pharma-Lotto) a 04min03s
10 Wout Poels (HOLVacansoleil-DCM) a 04min18s