Bennati vence em Vitória

Atualizado em 27 de abril de 2016
Mais em Vuelta a España

Por Tadeu Matsunaga

Daniele Bennati (Leopard-Trek) venceu a 20ª e penúltima etapa da Vuelta a España, que teve encerramento na cidade de Vitória. O italiano se aproveitou das ausências de Peter Sagan e Alessandro Petacchi e conquistou sua primeira vitória na competição, colocando fim a um longo jejum de triunfos em grandes voltas.

Na classificação geral nenhuma mudança. Apesar das investidas e tentativas de ataque de Chris Froome (Sky), Juan Jose Cobo (Geox) marcou as ações do adversário e administrou a vantagem de 13 segundos para o ciclista queniano.

Com isso, Cobo e a Geox devem conquistar seu primeiro título nas provas de três semanas. Outro que já pode celebrar é David Moncoutie (Cofidis). O francês – líder na classificação de montanha – só precisa completar o percurso em Madri para assegurar pela quarta vez a camisa de rei da montanha.

Com Sagan ausente do sprint final na etapa deste sábado, a luta pela camisa verde ficou entre Joaquim Rodriguez (Katusha) e Bauke Mollema (Rabobank) – ambos com 115 pontos. Os dois serão protagonistas nos sprints intermediários e no sprint final na capital espanhola. Rodriguez leva vantagem no desempate, com duas vitórias por etapa contra nenhuma do holandês.

Um numeroso grupo de ciclistas protagonizou a fuga do dia. Entre os escapados Bennati, Nicholas Roche (AG2R), Matteo Carrara (Vacansoleil), Vladimir Karperts (Katusha), Vicente Toribio Alcolea (Andalucia Caja Granada), Greg Van Avermaet (BMC Racing) Amets Txurruka (Euskaltel) e Carlos Barredo (Rabobank).

Na última subida do dia – Puerto de Urkiola -, os ataques na fuga quebraram o grupo. Barredo saltou a 3 km do topo e desgarrou dos outros escapados. Liderado pela Sky, o pelotão reduziu a vantagem bruscamente nos últimos 50 km da etapa e logo neutralizou grande parte da fuga.

Com 20 km para o final, Froome atacou na tentativa de bonificar na última meta do dia, mas foi marcado por Cobo. Quem aproveitou a oportunidade foi o experiente Carlos Sastre (Geox), que saltou do pelotão em busca de mais uma vitória para Geox.

Campeão do Tour em 2008, Sastre alcançou Barredo e os dois trabalharam juntos na fuga, porém, o ritmo frenético do pelotão liderado pela Astana e Leopard Trek neutralizou a dupla de escapados a menos de dois quilômetros para a linha de chegada. No sprint, Bennati bateu Enrico Gasparotto (Astana) e Damiano Caruso
(Liquigas).

Etapa
1 Daniele Bennati (Ita) Leopard Trek 4:39:20
2 Enrico Gasparotto (Ita) Pro Team Astana
3 Damiano Caruso (Ita) Liquigas-Cannondale
4 Sep Vanmarcke (Bel) Team Garmin-Cervelo
5 Koen De Kort (Ned) Skil – Shimano
6 Manuele Mori (Ita) Lampre – ISD
7 Davide Malacarne (Ita) Quickstep Cycling Team
8 Kristof Vandewalle (Bel) Quickstep Cycling Team
9 Bauke Mollema (Ned) Rabobank Cycling Team
10 Eros Capecchi (Ita) Liquigas-Cannondale

Geral
1 Juan Jose Cobo Acebo (Spa) Geox-TMC 82:38:32
2 Christopher Froome (GBr) Sky Procycling 0:00:13
3 Bradley Wiggins (GBr) Sky Procycling 0:01:39
4 Bauke Mollema (Ned) Rabobank Cycling Team 0:02:03
5 Denis Menchov (Rus) Geox-TMC 0:03:48
6 Maxime Monfort (Bel) Leopard Trek 0:04:13
7 Vincenzo Nibali (Ita) Liquigas-Cannondale 0:04:31
8 Jurgen Van Den Broeck (Bel) Omega Pharma-Lotto 0:04:45
9 Daniel Moreno Fernandez (Spa) Katusha Team 0:05:20