Astana competirá na edição deste ano

Atualizado em 27 de abril de 2016
Mais em Vuelta a España

Por Daniel Balsa

A organização da Vuelta a España anunciou nesta sexta-feira, 3 de agosto, a inclusão da Astana na disputa da prova neste ano. A equipe, excluída do Tour de France 2007 após o anúncio de doping do cazaque Alexandre Vinokourov, é a atual campeã da competição.

“Com as medidas adotadas pela equipe para sua reconstrução e credibilidade, é merecido um gesto de apoio por parte da organização”, declarou a direção da prova, por meio de um comunicado.

A Astana anunciou nesta semana que não disputará nenhuma competição no mês de agosto. Durante este recesso, o time definirá seu futuro, com novos regulamentos internos, assim como uma cartilha sobre a conduta ética dos ciclistas.

Vinokourov, demitido da Astana após o anúncio do resultado da contra-prova, confirmando o doping, está proibido de disputar a prova espanhola. “O ciclista em questão não poderá se inscrever na Vuelta 2007”, apontava o comunicado.

A competição neste ano deverá ter 22 equipes. A Relax Gam, que seria a primeira reserva, deverá receber um convite para alinhar na caravana da Vuelta a España 2007.

“Estamos conscientes da importância que tem para os ciclistas poder disputar destas grandes provas. Vamos fazer um acordo para que a Relax Gam ingresse na Vuelta com o máximo de credibilidade”, encerrou o comunicado.

A equipe tem em sua formação os espanhóis Oscar Sevilla e Paco Mancedo, integrantes de listas sobre o “Caso Puerto”, escândalo de doping que estremeceu o ciclismo na Espanha.