Antón conquista vitória em Bilbao

Atualizado em 27 de abril de 2016
Mais em Vuelta a España

Por Tadeu Matsunaga

Igor Antón (Euskaltel) passou por maus bocados na Vuelta a España deste ano. O espanhol comprovou estar fora da briga pela camisola roja logo na primeira semana de prova, após sobrar nas etapas de média montanha. Antón ainda conseguiu terminar entre os dez primeiros em dois finais em subida ao longo da competição, mas a vitória era uma questão de honra para os bascos.

Na 19ª etapa da Vuelta – um percurso de 158 km entre Noja e Bilbao -, que celebrou o retorno da Vuelta ao País Basco depois de 33 anos, Igor Antón teve a oportunidade para reverter parte da frustração por estar fora da briga pelo título e o fez brilhantemente. Saltou em uma fuga com outros três ciclistas e atacou no momento certo – no terreno que é sua especialidade, as montanhas – para assegurar a vitória na etapa e promover uma verdadeira festa em Bilbao.

A fuga foi protagonizada por Antón e Gorka Verdugo, ambos da Euskaltel, Marzio Bruseghin (Movistar) e Alexandr Dyanchenko (Astana). O grupo de escapados conseguiu uma vantagem acima dos seis minutos sobre o pelotão, que não parecia muito interessado em neutralizar o quarteto.

Apesar da diferença diminuir nas últimas duas montanhas do dia e com a quebra da fuga – Dyachenko e Verdugo sobraram na última escalada – a disputa ficou entre Antón e Bruseghin. Incentivado pelas milhares de pessoas, Antón atacou na montanha de categoria 2, com picos de 11% de inclinação. O basco não titubeou em momento algum e manteve um passo firme, sem dar chance de um revez de Bruseghin.

Froome x Cobo

Próximo ao topo, Chris Froome (Sky) saltou do pelotão, com Cobo (Geox) e Mikel Nieve (Euskaltel). Era a última oportunidade do queniano diminuir a vantagem na luta pela classificação geral. O esforço, no entanto, foi em vão. Um excelente Cobo anulou todas as possibilidades de bonificação e deu um passo importante para assegurar o título da Vuelta 2011.

Outro que atacou nos quilômetros finais foi Haimar Zubeldia (RadioShack), acompahado por Dominik Nerz (Liquigas). A dupla alcançou o dinamarquês Chris Sorensen (SaxoBank) nos últimos metros e protagonizaram um intenso duelo pela terceira posição; vencido por Nerz.

Classificação Etapa
1 Igor Anton Hernandez (Spa) Euskaltel-Euskadi 3:53:34
2 Marzio Bruseghin (Ita) Movistar Team 0:00:41
3 Dominik Nerz (Ger) Liquigas-Cannondale 0:01:30
4 Haimar Zubeldia Agirre (Spa) Team RadioShack
5 Chris Anker Sörensen (Den) Saxo Bank Sungard 0:01:31
6 David De La Fuente Rasilla (Spa) Geox-TMC 0:01:33
7 Jakob Fuglsang (Den) Leopard Trek
8 Vincenzo Nibali (Ita) Liquigas-Cannondale
9 Eros Capecchi (Ita) Liquigas-Cannondale
10 Bauke Mollema (Ned) Rabobank Cycling Team

Classificação Geral
1 Juan Jose Cobo Acebo (Spa) Geox-TMC 77:59:12
2 Christopher Froome (GBr) Sky Procycling 0:00:13
3 Bradley Wiggins (GBr) Sky Procycling 0:01:41
4 Bauke Mollema (Ned) Rabobank Cycling Team 0:02:03
5 Denis Menchov (Rus) Geox-TMC 0:03:48
6 Maxime Monfort (Bel) Leopard Trek 0:04:13
7 Vincenzo Nibali (Ita) Liquigas-Cannondale 0:04:31
8 Jurgen Van Den Broeck (Bel) Omega Pharma-Lotto 0:04:45
9 Daniel Moreno Fernandez (Spa) Katusha Team 0:05:20
10 Mikel Nieve Ituralde (Spa) Euskaltel-Euskadi 0:05:33