iStockFoto: iStock

Em dias de chuva, saiba como fazer o treino de bike na academia

Atualizado em 03 de dezembro de 2018

É seu dia de treino de ciclismo, mas, em poucas minutos o céu muda, começa a chover e fica impossível sair para a rua com a bike. Situação comum, principalmente no verão onde há maiores pancadas de chuvas, precisar furar o treino parece ser a única saída possível. Mas para isso não acontecer, veja como fazer o treino de bike na academia.

Por mais que não seja possível reproduzir 100% do estímulo do pedal no asfalto, a opção também proporciona ganhos que podem ajudar o atleta em situações em que o treino outdoor não seja viável.

“Treinar em bike de spinning na academia pode ser uma solução boa e prática para os dias de chuva, de frio ou até mesmo para aqueles que têm um tempo muito restrito”, afirma o treinador Rogério Carvalho, head coach certificado pelo Ironman.

Para adaptar o treino de bike na academia, no entanto, Carvalho explica que é importante contar com um treinador especialista que consiga orientar o exercício para que ele seja o mais próximo possível do que seria ao ar livre.

“Como as bikes de spinning não têm medidor de potência, por exemplo, é importante que o treino seja baseado em alguma escala de intensidade que o atleta esteja acostumado e que também tenha relação direta com a escala utilizada nos treinos outdoor”, explica o treinador.

Ele sugere que no treino de bike na academia o atleta dê preferência aos treinos intervalados (intensivos e extensivos), aos treinos de limiar e aos intervalados simulando subidas.

“Isso trará importantes benefícios fisiológicos e musculares, além de ser mais empolgante para o atleta”, salienta, sugerindo evitar os giros longos e constantes, que acabam sendo entediantes para o ambiente de academia.

Carvalho, no entanto, ressalta que o treino indoor é uma boa opção apenas para os dias nos quais seja inviável pedalar na rua, pois o melhor estímulo para o atleta é de fato o treinamento outdoor, no qual ele tem que lidar com as variações no percurso, como descidas, subidas e curvas abertas e fechadas, além da própria aclimatação, ao calor, ao frio ou mesmo à chuva, que irá prepara-lo para todas as possíveis situações em uma prova.

*Fontes: Rogério Carvalho, head coach certificado pelo Ironman.