Musculação para ciclistas: músculo tibial e panturrilha

Atualizado em 14 de março de 2018
Mais em Treinamento

Eficiência é o ponto chave para ser um ciclista de sucesso. Qualquer movimento que faça com que a bike vá para frente, deve ser “reforçado”. Assim, os músculos gastrocnêmio + tibial anterior + sóleo contribuem para a estabilidade do ciclista e a bike juntos.

Exercícios para o músculo tibial

Muitos conhecem, mas poucos falam e exercitam o músculo tibial anterior. E então fica a pergunta, quem é ele? E quando ele atua?

O músculo tibial anterior fica localizado na parte anterior da tíbia, mais especificamente na parte da frente e mais lateralmente à canela.

Na corrida ele é muito exigido e muitas pessoas, principalmente os iniciantes reclamam de dores por ser um músculo que nunca se deu tanta atenção como se dá hoje, portanto, acaba-se sentindo dores e desconfortos. No ciclismo ele atua na elevação do pedal, antecedendo o último quarto do ciclo da pedalada.

Como Fazer

Ao sentar-se no aparelho de Leg Press, apoie a planta dos pés no aparelho e com a perna estendida tire as pontas dos pés da plataforma e retorne-as em direção a ela, repita por algumas vezes este movimento. Uma outra variável é utilizar um câmara de bicicleta e sentado, com as pernas estendidas passar a câmara por um apoio e colocar o dorso (peito) do pé na outra extremidade e então “trazer” a ponta do pé em sua direção e então realizar as suas séries e repetições.

Exercícios para a panturilha

Aproveitando este exercício, podemos realizar o exercício para a panturrilha, ou gastrocnêmio. Músculo este que é de suma importância na bike assim como o tibial anterior.

Ele atua no ciclismo na parte da puxada da pedalada, em torno das 6 horas. Este é bem fácil de exercitar e muitos já conhecem.

Como fazer

Basta apoiar as pontas dos pés num degrau à cima e elevar o corpo com as pontas. Um outro método seria usando o aparelho de Leg Press novamente, usando as pontas dos pés para empurrar o aparelho. Lembre-se da semi-flexão das pernas e de não movê-las durante a execução.

Se quando você está pedalando e vê um ciclista com uma panturrilha extremamente contraída, cuidado, pode ser um sinal de selim alto e não de uma perna forte. Lembre-se, a posição adequada na bike exige um maior grupo de músculo funcionando para realizar o ciclo da pedalada, fadigando menos e tendo um rendimento melhor, para isso tenha sua bike ajustada para você.