A motivação e superação de uma campeã

Atualizado em 06 de fevereiro de 2015
Mais em Treinamento

Atual campeã do Ironman 70.3 Auckland, Meredith Kessler é uma das mais admiradas e completas da atualidade. Aos 36 anos e há 15 anos participando de provas do Ironman, a norte-americana é também uma professora. Em São Francisco, em uma academia, a triatleta dá aulas de ciclismo com inúmeras dicas para melhorar a pedalada mesmo estando fora da estrada.

Ou seja, quando o assunto é triathlon, Kessler é uma das referências no mundo. Até porque no currículo possui 53 provas de Ironman completadas e até mesmo um manual online para triatletas amadores e profissionais chamado Life of a Triathlete.

Ao site do “Ironman”, a triatleta compartilhou algumas experiências e dicas para superar desafios manter o estímulo nos treinos e provas. Confira a seguir algumas delas:

leiamais-cinza-novo
iconezinho  DICAS CAMPEÃS PARA NÃO PERDER O FÔLEGO NA NATAÇÃO

Pequenos acidentes: “Nesta prova em particular (Ironman 70.3 Auckland, nas três disciplinas, ocorreram coisas que eu não esperava. Mas é por isso que essa prova se chama Ironman. Não é fácil ou previsível. Eu tentei não beber água do mar, o que historicamente faz mal para o estômago, as transições foram uma aventura, minha corrente caiu duas vezes, e eu fiquei desidratada na corrida. Como sabemos, as coisas podem ser piores então eu não estou reclamando”.

Superando os acidentes: “Há sempre um pouco de sorte. Você faz inúmeras coisas para evitá-los como evitar germes quando viaja para uma prova, garantir que sua bicicleta está ajustada, dormir e descansar corretamente e evitar acidentes. Meio caminho estará feito se você chegar à linha de largada próximo do 100%”.

Qualidade dos treinos: “A habilidade para um treino inteligente que não necessariamente seja mais longo é a a chave para os resultados. Todas as suas sessões são cruciais para o desenvolvimento, mesmo aquelas em que você se sente mal ao aprender como ser capaz de superar-se melhorando o aspecto mental. Sentir-se confortável ao estar incomodado com o treino é quando a mágica acontece para os atletas”.

Saia da zona de conforto: “Constantemente treine com pessoas que são melhores que você em alguma modalidade específica. Você não sabe o quão rápido poderá ir até sentir o que é estar na roda de alguém”.

Mantenha o foco: “Alcançar seu objetivo no triathlon não vem da noite para o dia. Você precisa aprender constantemente e os resultados surgirão com o tempo. Poucos atletas conseguem entrar em uma prova e ser bem sucedido com pouca experiência. É uma longa jornada entre sair das categorias faixa-etária, passar ela Elite e vencer algumas provas. É uma constante brincadeira, aprendizado, crescimento, revés e tentativas”.