Luvas para ciclistas: elas são necessárias?

Atualizado em 29 de março de 2018
Mais em Treinamento

Embora não sejam obrigatórias, as luvas para ciclistas são acessórios importantes. Elas dão conforto em provas longas e treinos, amortecem o impacto com o chão em casos de quedas e ainda protegem as mãos de galhos soltos nas trilhas de mountain bike.

E seus benefícios vão além. As luvas para ciclista ajudam a manter as mãos no guidão, sem que escorreguem, evitam calos e bolhas nas palmas e ainda previnem contra a “paralisia do guidão”. Essa é uma lesão causada pelo longo tempo que os ciclistas passam com as mãos apoiadas no guidão e que afeta um dos principais nervos da mão, o ulnar, responsável pela sensibilidade do quarto e quinto dedo assim como os movimentos finos da mão.

Mas, entre tantos tipos de luvas, quais usar? O ideal seria que todos os ciclistas usassem luvas com dedos compridas e acolchoadas, pois protegem mais em casos de quedas. Mas, em função do calor usam-se, também, luvas de meios dedos, por ventilarem mais. Portanto, não existe a luva ideal para a prática do ciclismo, depende do uso que se fará delas. Por exemplo, os atletas de downhill usam luvas mais grossas nas regiões dos dedos e das palmas para ter uma proteção maior. E ainda existem aquelas sinalizadoras, que apresentam uma seta luminosa no dorso da mão, que são usadas para dar mais segurança em pedaladas noturnas.

As luvas só não são recomendadas no triathlon, pois é uma peça (e tempo) a mais para colocar nos momentos de transição da natação para o ciclismo. O corpo molhado poderia dificultar a colocação da luva e atrapalhar no rendimento da prova.

(Fonte: Walter Tuche, pós-graduado em treinamento esportivo e diretor de treinamento esportivo Walter Tuche, no Rio de Janeiro)