Desafio Tour do Rio: Andriato dá dicas

Atualizado em 23 de janeiro de 2015
Mais em Treinamento

Um dos principais ciclistas do Brasil, Rafael Andriato conhece bem as estradas do Rio de Janeiro. Isso porque em quatro edições do Tour do Rio, o ciclista da italiana Southeast soma cinco vitórias em etapas. E como o Desafio Tour do Rio, que acontece no próximo dia 25 de janeiro em Rio das Flores, será realizado em um percurso que fez parte do Tour do Rio 2014, nada melhor do que o próprio Andriato dar dicas sobre como se preparar e comportar na prova.

“Quem treinou pode relaxar. Antes da prova é necessário que o competidor descanse e mantenha a concentração, além de se alimentar e hidratar muito bem. Como velocista, minha dica é tentar ficar próximo ao pelotão mesmo nas subidas. E como a última parte da prova é em linha reta, o Sprint final será o momento decisivo da prova”, aconselha Rafael Andriato, que no Tour do Rio 2014 venceu três etapas, incluindo a realizada em Rio das Flores.

leiamais-cinza-novo
iconezinho  ROBERTA STOPA: FOCO NA OLIMPÍADA DE 2016  

Andriato também revela que esse trecho do percurso é difícil porque tem muitas subidas e descidas com curvas acentuadas. Segundo o atleta é necessário um conjunto de características aos competidores: Além da técnica, é preciso força para pedalar nas subidas e resistência, já que é uma prova longa. O ciclista assistirá a competição e participará da entrega das premiações, que somam R$ 10 mil.

Aos 27 anos, Andriato se prepara para sua quarta temporada na Southeast (Pro Continental). Seu objetivo no ano é participar das grandes competições internacionais para se colocar bem no ranking geral e conquistar uma vaga na Olimpíada de 2016.

O Desafio Tour do Rio é uma realização do Instituto FAÇA com apoio da Prefeitura Municipal de Rio das Flores. A prova é homologada pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro.