Voeckler vence; Contador veste camisa amarela

Atualizado em 28 de abril de 2016
Mais em Tour de France

Por Tadeu Matsunaga

Thomas Voeckler (BBOX Bouygues Telecom) conquistou uma magnífica vitória na 15ª etapa do Tour de France, com encerramento em Bagneres-de-Luchon, após deixar o grupo de escapados para trás na subida do Port de Balès. Sua vitória foi ofuscada pela atitude polêmica de Alberto Contador (Astana), que vestiu a camisa amarela ao atacar Andy Schleck (Saxo Bank) quando o luxemburguês teve problemas mecânicos.

Schleck, na subida do Port de Balés, enfrentou problemas com a corrente de sua bicicleta. Alberto Contador quebrou o protocolo de etiqueta do ciclismo, e atacou o ciclista da Saxo Bank. Denis Menchov (Rabobank) e Samuel Sanchez (Euskaltel) seguiram o espanhol, enquanto Andy iniciava uma busca desesperada pelo seu principal rival. Contador terminou a 2min50s de Voeckler, enquanto Schleck chegou à 3min29s.

O ritmo foi intenso desde o início da etapa, principalmente conduzidos pelas equipes dos sprinters. Alessandro Petacchi (Lampre-Farnese Vini) e Thor Hushovd (Cervelo), ambos, conquistaram um ponto cada um na subida do Cot de Carle-Bayne.

A partir do quilômetro 90, um grupo com dez ciclistas deu origem à fuga do dia no Col Portet d’Aspet. Thomas Voeckler (Bbox) foi o primeiro a atacar, sendo acompanhado por Brian Vandborg (Liquigas-Doimo), Johan Van Summeren (Garmin – Transitions), Sergei Ivanov (Team Katusha), Lloyd Mondory (AG2R La Mondiale), Alessandro Ballan (BMC), Francesco Reda Etapa (Quick), Luke Roberts (Milram Team), Sebastian Turgot (Bouygues Telecom bbox) e Aitor Perez (Footon-Servetto).

O pelotão, ao passar pelo local onde faleceu o italiano Fabio Casartelli em 1995, reduziu o ritmo em respeito ao ex-companheiro de Lance Armstrong. Com isso, os escapados conseguiram ampliar a vantagem para dez minutos, passando pelo Col de Ares e se aproximando do início do Port de Balès.

O grupo principal, que até então não parecia muito disposto, passou a acelerar o ritmo embalando pelo time Saxo Bank. Enquanto isso, a fuga começava a se desfazer na montanha de 19.3 km e 6.1% de inclinação. Voeckler saltou à frente, sendo perseguido por Ballan. O campeão francês mostrou-se combativo e superou as investidas do italiano, seguindo sozinho no percurso.

O drama da etapa, porém estaria por vir. Andy Schleck acabou sem companheiros no grupeto a 3 km do topo do Port de Balès. O luxemburguês passou a ditar o ritmo e trouxe consigo Contador, Menchov, Samu Sanchez e Van den Broeck.

Schleck tentou um ataque para surpreender os adversários. O camisa amarela parecia obter certo sucesso em sua tentativa, quando sua corrente soltou-se da bicicleta, tendo que interromper a escalada para reparos no equipamento. Contador lançou um ataque e foi seguido por Menchov e Samuel Sanchez em sua roda. O trio conseguiu uma boa vantagem sobre o luxemburguês na última descida do dia – a polêmica estava criada.

Voeckler seguiu sozinho para a vitória, aplicando mais de 1min30s sobre Alessandro Ballan. Contador e mais seis atletas cruzaram a linha 2min50s atrás do francês, mas a diferença foi suficiente para o espanhol assumir a liderança da competição com 8 segundos sobre Andy Schleck.

Classificação Etapa

1 Thomas Voeckler (Fra) Bbox Bouygues Telecom 4:44:51
2 Alessandro Ballan (Ita) BMC Racing Team 0:01:20
3 Aitor Perez Arrieta (Spa) Footon-Servetto
4 Lloyd Mondory (Fra) AG2R La Mondiale 0:02:50
5 Luke Roberts (Aus) Team Milram
6 Francesco Reda (Ita) Quick Step
7 Alberto Contador Velasco (Spa) Astana
8 Samuel Sánchez Gonzalez (Spa) Euskaltel – Euskadi
9 Denis Menchov (Rus) Rabobank
10 Brian Vandborg (Den) Liquigas-Doimo

Classificação Geral

1 Alberto Contador Velasco (Spa) Astana 72:50:42
2 Andy Schleck (Lux) Team Saxo Bank 0:00:08
3 Samuel Sánchez Gonzalez (Spa) Euskaltel – Euskadi 0:02:00
4 Denis Menchov (Rus) Rabobank 0:02:13
5 Jurgen Van Den Broeck (Bel) Omega Pharma-Lotto 0:03:39
6 Robert Gesink (Ned) Rabobank 0:05:01
7 Levi Leipheimer (USA) Team Radioshack 0:05:25
8 Joaquin Rodriguez (Spa) Team Katusha 0:05:45
9 Alexander Vinokourov (Kaz) Astana 0:07:12
10 Ryder Hesjedal (Can) Garmin – Transitions 0:07:51