Vitória da persistência

Atualizado em 28 de abril de 2016
Mais em Tour de France

POR ALEXANDRE AGABITI FERNANDEZ

O alemão Matthias Kessler (T-Mobile), venceu a 3ª etapa do Tour de France, de 216,5 km de extensão, disputada nesta terça-feira entre as localidades de Esch sur Alzette e Valkenburg, na Holanda. O norueguês Thor Hushovd chegou com alguns segundos de atraso e perdeu a liderança do Tour para o belga Tom Boonen, quarto colocado na etapa.

O percurso salpicado de colinas animou alguns ciclistas a escapar do pelotão logo no início da prova: o alemão Jens Voigt (CSC), o espanhol José Luis Arrieta (Ag2r), o venezuelano Unai Etxebarria (Euskaltel) e os franceses Jerôme Pineau (Bouygues) e Christophe Laurent (Agritubel). O quinteto chagou a ter 6min07s de vantagem sobre o pelotão, margem insuficiente para lutar pela vitória. A cerca de 30 km da chegada, Arrieta, Pineau e Laurent se isolaram na ponta e 15 km depois o espanhol partiu sozinho para tentar a vitória. Na subida do Cauberg, monte que decide a clássica belga Amstel Gold Race, Arrieta foi superado por Matthias Kessler, que resistiu aos ataques de um pelotão àquela altura esfacelado e venceu. Kessler teve melhor sorte do que na etapa de segunda-feira, quando perdeu a vitória nos últimos 100 metros.

Alguns ciclistas abandonaram o Tour depois de quedas. O americano Fred Rodriguez (Davitamon) se envolveu em um acidente com o holandês Erik Dekker (Rabobank) e ambos deixaram a prova. Mais tarde foi a vez do espanhol Alejandro Valverde (Illes Balears), talvez o maior favorito à vitória final, que caiu e fraturou a clavícula.

A etapa desta quarta-feira acontece entre Huy, na Bélgica, e Saint Quentin, em um trajeto de 207 km. O atual campeão Tom Boonen sairá vestido de amarelo em seu país, para a alegria dos fãs belgas.

Classificação da 3ª etapa, entre Esch-sur-Alzette e Valkenburg (Holanda), com 216 km:
1- Matthias Kessler (ALE) T-Mobile 4h57min54s
2- Michael Rogers (AUS) T-Mobile a 5s
3- Daniele Bennati (ITA) Lampre m.t.
4- Tom Boonen (BEL) Quick Step m.t.
5- Erik Zabel (ALE) Milram m.t.
6- Luca Paolini (ITA) Liquigas m.t.
7- Oscar Freire (ESP) Rabobank m.t.
8- Eddy Mazzoleni (ITA) T-Mobile m.t.
9- Georg Totschnig (AUT) Gerolsteiner m.t.
10- Fabian Wegmann (ALE) Gerolsteiner m.t.

CLASSIFICAÇÃO GERAL, após a 3ª etapa:
1- Tom Boonen (BEL) Quick Step 14h52min23s
2- Michael Rogers (AUS) T-Mobile a 1s
3- George Hincapie (EUA) Discovery a 5s
4- Thor Hushovd (NOR) Crédit Agricole a 7s
5- Paolo Savoldelli (ITA) Discovery a 15s
6- Daniele Bennati (ITA) Lampre m.t.
7- Floyd Landis (EUA) Phonak a 16s
8- Vladimir Karpets (RUS) Illes Balear a 17s
9- Serguei Gonchar (UCR) T-Mobile m.t.
10- Matthias Kessler (ALE) T-Mobile m.t.

Confira outras informações do Tour de France no site exclusivo!