Vitória com suspense de Fedrigo

Atualizado em 28 de abril de 2016
Mais em Tour de France

POR ALEXANDRE AGABITI FERNANDEZ

O francês Pierrick Fedrigo (Bouygues) venceu neste domingo a 14ª etapa do Tour de France, entre Montélimar e Gap, com 180,5 km de extensão, depois de uma escapada de cerca de 140 km. Foi a primeira vitória de etapa no Tour na carreira do ciclista. Esse resultado não altera a esmagadora maioria das posições da classificação geral da prova.

A fuga que levou Fedrigo à vitória começou com cinco ciclistas além do francês: o italiano Salvatore Commesso (Lampre), os belgas Mario Aerts (Davitamon) e Rik Verbrugghe (Cofidis), o espanhol David Cañada (Saunier Dual) e o alemão Mathias Kessler (T-Mobile). O sexteto trabalhou sempre muito bem, com cada ciclista dando revezamentos curtos à frente. Esse empenho, aliado a trechos sinuosos e ao vento de costas dificultou a aproximação do pelotão. A vantagem máxima dos escapados rondou os 6 minutos em relação ao pelotão, onde o espanhol Óscar Pereiro (Illes Balears), dono da camisa amarela, pedalava sem sobressaltos.

A cerca de 40 km para a chegada, em uma curva fechada em declive, Cañada perdeu o controle da bicicleta e caiu. Kessler, que vinha logo atrás, acabou caindo. Quase no mesmo momento, alguns metros à frente, Verbrugghe também levou um tombo. Cañada abandonou, queixando-se da clavícula esquerda, assim como o belga, que teve um profundo corte no braço. Kessler acabou voltando à prova, mas chegou com atraso.

Depois de perder metade dos seus componentes de uma só vez, o grupo de escapados começou a ceder terreno ao pelotão. A 20 km da meta, a vantagem era de 2min20s; a 12 km da chegada, durante a subida do Col de la Sentinelle, um ataque de Fedrigo distanciou Aerts. Fedrigo e Comesso passaram pelo cume do Col de la Sentinelle com apenas 35s de folga em relação ao pelotão.

Nos quilômetros finais, o pelotão – cada vez mais minguado – tentou a aproximação, sem sucesso. O percurso em declive, cheio de curvas fechadas, favoreceu Comesso e Fedrigo, que disputaram um sprint tático: só aceleraram quando o pelotão estava bem próximo, nos derradeiros hectômetros.

Nesta segunda-feira os ciclistas terão o segundo e último dia de descanso. Voltam a pedalar na terça-feira, em uma etapa de montanha que promete ser eletrizante, entre Gap e l’Alpe d’Huez, com 187 km de extensão.

Classificação da 14ª etapa, entre Montélimar e Gap, com 180,5 km:
1- Pierrick Fedrigo (FRA) Bouygues 4h14min23s
2- Salvatore Commesso (ITA) Lampre m.t.
3- Christian Vandevelde (EUA) CSC a 3s
4- Christophe Moreau (FRA) Ag2r a 7s
5- Georg Totschnig (AUT) Gerolsteiner m.t.
6- Stefano Garzelli (ITA) Liquigas m.t.
7- Michael Boogerd (HOL) Rabobank m.t.
8- Cristian Moreni (ITA) Cofidis m.t.
9- George Hincapie (EUA) Discovery m.t.
10- Cadel Evans (AUS) Davitamon m.t.

CLASSIFICAÇÃO GERAL – APÓS A 14ª ETAPA:
1- Óscar Pereiro (ESP) Illes Balears 64h05min04s
2- Floyd Landis (EUA) Phonak a 1min29s
3- Cyril Dessel (FRA) Ag2r a 1min37s
4- Denis Menchov (RUS) Rabobank a 2min30s
5- Cadel Evans (AUS) Davitamon a 2min46s
6- Carlos Sastre (ESP) CSC a 3min21s
7- Andreas Klöden (ALE) T-Mobile a 3min58s
8- Michael Rogers (AUS) T-Mobile a 4min51s
9- Juan Miguel Mercado (ESP) Agritubel a 5min02s
10- Christophe Moreau (FRA) Ag2r a 5min13s