Vino é pego no antidoping e Astana está fora

Atualizado em 28 de abril de 2016
Mais em Tour de France

Por Juliana Saporito

Depois de passar todo o sábado realizando exames na Comissão antidoping da UCI, Alexandre Vinokourov recebeu resultado positivo para um procedimento de transfusão de sangue e está fora do Tour de France. A prática revela ligações entre o ciclista e os métodos de uma operação investigada desde o ano passado, que realizava uma espécie de “purificação” no sangue de atletas de ponta, a fim de melhorar seus resultados.

A Astana aproveitou a repercussão do caso de seu líder na prova – ele havia ganho o contra-relógio frente a Evans e Kloden – para anunciar que também deixará o Tour.

No ano passado, a Astana, que ainda se chamava Liberty Seguros, esteve envolvida na Operação Porto. Um de seus dirigentes, o diretor esportivo Manolo Sainz, estaria diretamente ligado à máfia do doping no ciclismo. Recuperada nesta temporada, e muito graças a Vinokourov, que atingiu excelentes resultados e se impôs sobre todos os favoritos, a equipe era a grande aposta do Tour de France.

As informações são do jornal francês L´Equipe. Os exames de Vino foram realizados no laboratório de Chatenay-Malabry e o resultado apontou, na amostra de sangue recolhida, glóbulos vermelhos de diferentes origens, o que caracteriza a transfusão exógena, realizada poucos dias antes da etapa. Vino, de 33 anos, será suspenso com efeito imediato por conta dos primeiros resultados e exames de contra-prova serão realizados ainda nas próximas horas.