Vande Velde sonha com retorno de ouro no Tour

Atualizado em 28 de abril de 2016
Mais em Tour de France

Por Tadeu Matsunaga

Oitavo colocado na classificação geral do Tour de France 2009, Christian Vande Velde foi um dos destaques da competição no último ano, sem esquecer do seu quarto lugar em 2008. Mas se você recordar e considerar que ele sofreu três vértebras fraturadas, além de lesionar a pélvis e quebrou duas costelas num acidente de apenas sete semanas antes do início do Tour, a magnitude do que ele conseguiu é muito mais significativa.

O planejamento em 2010, novamente, foi visando o Tour, mas uma nova queda gerou uma dupla ruptura na clavícula, o que o impediu de lutar pelo título do Giro d´ Italia e o manteve ausente; até o retorno na Volta da Suíça, o que acabou não sendo a preparação ideal.

“O acidente foi, obviamente, uma decepção”, disse o ciclista de 34 anos de idade. “Eu voltei e tentei trabalhar o máximo possível após a operação. Eu fiz o meu melhor, mas obviamente eu tive algumas falhas na Volta da Suíça e senti algumas dores.”

“Mas no final foi válido. A Volta da Suíça foi uma competição muito dura, com grandes montanhas e quilometragens. Meu condicionamento melhorou tremendamente durante toda a semana, então estou feliz, mas ainda sinto meu corpo travado.”

Ele não sofreu nenhuma queda na Suíça, mas as costelas fraturadas dificultaram sua respiração e seu desempenho no Tour de France é algo incerto.

“ Estou melhorando aos poucos, mas a evolução vem lentamente. Estou mais preparado para as competições, mas nunca sabemos como o corpo vai reagir.”

Questionado sobre as possibilidades de vitória no Tour de France, Vande Velde se manteve cauteloso, mas mostrou otimismo. “Preciso pensar positivamente, e isso faço sempre” lembrou, antes de ressaltar que a Garmin não é apenas composta por ele. “Temos uma grande equipe; temos Tyler para os sprints, e outros excelentes ciclistas como David Zabriskie e Millar. Temos uma grande equipe. Vou tentar o meu melhor para a classificação geral, e espero ter um bom desempenho. Se assim for, ótimo … Se não, temos outras opções.”

Por fim, Christian Vandevelde rasgou elogios ao norte-americano Tyler Farrar, e disse que o ciclista de 26 anos tem tudo para ser um dos destaques do Tour de France. “Eu acho que Tyler vai continuar a ser um velocista melhor e melhor a cada ano, ele começa a aprender mais coisas. Com isso a equipe tem mais confiança nele, como ele tem mais confiança em si mesmo”, disse.

“Eu acredito que Tyler vai ser um daqueles corredores que continua a progredir em sua carreira, ao contrário de muitos dos velocistas que surgem com 22 anos e não evoluem mais”, encerrou.