Um Tour para Cancellara

Atualizado em 28 de abril de 2016
Mais em Tour de France

Por Daniel Balsa

Assim que a fusão da RadioShack e Leopard-Trek foi anunciada, os especialistas já trataram Andy e Frank Schleck como francos favoritos ao Tour de France. Além de uma fortíssima equipe, os luxemburgueses serão comandados por Johan Bruyneel, diretor-esportivo que comandou Lance Armstrong em seus sete títulos e Alberto Contador até o seu bicampeonato.

Mas o anúncio do percurso do Tour de 2012 esfriou estes comentários. Diferente dos anos anteriores, quando a organização da grande volta francesa privilegiou os escaladores, desta vez ela dá uma grande força para os contrarrelogistas, com duas etapas para estes especialistas, além do prólogo da competição.

Como o contrarrelógio não é o forte dos irmãos Schleck – aliás, foi nesta etapa que Andy perdeu a camisa amarela do Tour deste ano para Cadel Evans (BMC) e, pela terceira vez seguida, foi vice-campeão –, a nova RadioShack ficaria longe da disputa pelo título.

Mas eis que outro líder pode surgir dentro desta equipe. Kim Andersen, um dos diretores da Leopard-Trek, sugere que Fabian Cancellara assuma o posto. Para o dirigente, o suíço faria a diferença nos contrarrelógios e se defenderia nas subidas, como fez bem na montanhosa Volta da Suíça em 2009.

“(O percurso) ainda terá muitas montanhas, mas essa (opção de colocar Cancellara como líder) pode ser uma grande ideia”, declarou Andersen.

Para Cancellara alcançar o status de concorrente ao Tour de France, ele terá de seguir os passos de Bradley Wiggins (Sky). O britânico sempre foi um ciclista com habilidades notáveis na pista, conquistados medalhas olímpicas e no campeonato mundial, além de possuir um bom contrarrelógio. De 2009 para cá, Wiggins começou a perder peso para poder escalar melhor.

Desde então, foi quarto no Tour de 2009 e terceiro lugar na Vuelta a España deste ano. O ciclista não perdeu suas características na crono, conquistando a medalha de prata no Mundial de Estrada, realizado em Copenhague, em setembro passado.

Quem acha que Cancellara pode seguir esse caminho é um velho conhecido do suíço, seu ex-diretor da Saxo Bank, Bjarne Riis. “O Fabian precisa perder uns sete e oito quilos. Pode acontecer dele perder potência, mas é possível (ele brigar pelo Tour de France)”, disse o dinamarquês.

Cancellara, que nunca escondeu o desejo de vencer o Tour de France, tem 1m86 de altura e disputa as clássicas com cerca de 82 kg. A modo de comparação, Andy Schleck tem a mesma altura, mas atinge seu ápice no Tour de France com 68 kg.