UCI exige declaração de isenção para Tour

Atualizado em 02 de maio de 2016
Mais em Tour de France

Por Juliana Saporito

A União Ciclística Internacional solicitará a todos os atletas participantes do Pro Tour que firmem, antes do Tour de France, uma declaração afirmando não estar envolvidos em nenhum tipo de atividade ligada ao doping. Além disso, os ciclistas devem se comprometer, também neste documento, a pagar um ano de salário caso sejam pegos e punidos – são dois anos de suspensão.

As medidas foram anunciadas durante a reunião da UCI com os representantes das 20 equipes presentes no Pro Tour, que teve como foco os escândalos e investigações de doping no ciclismo.
Na declaração, os atletas também assumiriam o compromisso de concordar que as autoridades espanholas realizem exames de DNA para comparar com as amostras de sangue apreendidas durante a Operação Porto.

Os ciclistas que concordarem em assinar o documento terão seus nomes divulgados no site oficial da UCI. A entidade solicitará aos dirigentes da equipes que levem o compromisso em consideração quando decidirem quais atletas participarão do Tour de France. O ciclista britânico Mark Cavendish, da T-Mobile, e o francês Sandy Casar, da Française des Jeux, foram os primeiros a assinar a declaração, de maneira simbólica.