Tour perdoa ciclistas

Atualizado em 28 de abril de 2016
Mais em Tour de France

POR CHRISTIAN BAINES

Pela segunda vez nesta edição do Tour de France, os organizadores não excluíram os ciclistas que terminaram uma etapa com tempo “fora de controle”. Segundo o regulamento da prova, em cada etapa é calculada uma porcentagem sobre o tempo do vencedor – baseada na declividade do percurso e na velocidade média dos participantes – que serve como limite de tempo para a chegada dos competidores. Os ciclistas que chegarem com um tempo superior a este limite são eliminados da prova.

Nesta quarta-feira, somente 67 corredores completaram o percurso dentro do tempo permitido: 38 minutos após o vencedor da etapa. A organização fez uso, portanto, de outro artigo do regulamento, que permite a ampliação do tempo de limite quando mais de 20% do pelotão corre o risco de ser eliminado.

O recurso salvou a pele de muitos sprinters que ainda lutam pela camisa verde, como o australiano Robbie McEwen (Davitamon), o norueguês Thor Hushovd (Crédit Agricole), o alemão Erik Zabel (Milram) e o espanhol Óscar Freire (Rabobank), que sofreram muito na etapa.

Grandes nomes na lista de abandonos
Até agora, 29 ciclistas abandonaram o Tour de France. Dos 176 ciclistas que largaram no Tour, restam agora 147.

Dentre os participantes que abandonaram, estão nomes de peso. Vencedor do circuito Pro Tour de 2005, o italiano Danilo Di Luca, da Liquigas, foi o primeiro a desistir da prova, acometido por uma infecção urinária. O espanhol Alejandro Valverde (Illes Balears), atual líder do circuito Pro Tour e cotado como um dos favoritos à vitória final do Tour de France, abandonou na 3ª etapa com uma fratura na clavícula direita.

O norte-americano Bobby Julich (CSC) e o basco Iban Mayo (Euskatel), ambos líderes de suas equipes abandonaram na 7ª e na 11ª etapa, respectivamente. O italiano Paolo Salvodelli (Discovery), bicampeão do Giro d´Italia e uma das armas da equipe americana para substituir Lance Armstrong abandonou na última sexta-feira. E o belga Tom Boonen, atual campeão mundial de estrada, desistiu da prova após a etapa desta terça-feira.