Tour de France órfão

Atualizado em 28 de abril de 2016
Mais em Tour de France

POR CHRISTIAN BAINES

Quatro ciclistas já abandonaram esta edição do Tour de France. Na 3ª etapa, disputada nesta terça-feira, foram três abandonos, todos por motivos de contusão. Dentre os machucados, está o espanhol Alejandro Valverde (Illes Balears), que fraturou a clavícula direita após uma queda envolvendo atletas da equipe Française des Jeux. O espanhol era o quinto colocado na classificação geral e seu abandono deixa a competição órfã de favoritos. Após a suspensão de Jan Ullrich e Ivan Basso, envolvidos no caso de “doping espanhol” e a proibição da Astaná-Wurth, equipe de Alexandre Vinoukourov, de participar da prova, o espanhol era o maior favorito à vitória final.

O diretor esportivo da Illes Balears, Eusébio Unzue, ficou bastante abatido com a perda de Valverde, em quem tinha apostado todas suas esperanças e era o líder indiscutível da equipe. Afirmou que acreditava na vitória final, mas que não adianta ficar lamentado a má sorte na queda.

O norte-americano Fred Rodriguez (Davitamon) e o holandês Erik Dekker (Rabobank) se envolveram em um acidente e também abandonaram o Tour de France. O primeiro sofreu um corte no rosto e sentiu fortes dores no maxilar. Rodriguez, por sua vez, machucou as costas e o cotovelo direito. Ambos foram levados ao hospital de Verviers, cidade na fronteira de Luxemburgo com a Alemanha, para avaliar a gravidade das lesões.

Danilo di Luca da equipe Liquigas completa a lista. O italiano foi o primeiro a abandonar esta edição do Tour. Em estado febril, por causa de uma infecção urinária, o italiano, vencedor do circuito Pro Tour de 2005, terminou a primeira etapa em último lugar dez minutos atrás do ganhador, o francês Jimmy Casper (Cofidis) e nem sequer largou na segunda etapa.