Tour de France consagra Contador

Atualizado em 28 de abril de 2016
Mais em Tour de France

Por Daniel Balsa

O Tour de France 2007 consagrou neste domingo, dia 29 de julho, o espanhol Alberto Contador (Discovery). O ciclista de 24 anos foi o grande campeão da tradicional prova francesa. Ele ainda repetiu um feito que não ocorria há 10 anos, que era de conquistar a camisa amarela e branca (do melhor ciclista até 25 anos). O último que realizou tal façanha foi o alemão Jan Ullrich.

Contador é quinto espanhol a vencer o Tour de France e o primeiro desde o pentacampeão Miguel Induraín. A última conquista do ex-ciclista foi em 1995.

A segunda colocação no geral ficou com o australiano Cadel Evans (Predictor), que lutou pelo título até o último instante do contra-relógio deste sábado, diminuindo uma desvantagem de 1min50s para 23s. O norte-americano Levi Leipheimer completou o pódio e ratificou a vitória da Discovery por equipes.

Aliás, este Tour mostra o “renascimento” da Discovery, que teve um desempenho pífio em 2006, após sete vitórias consecutivas da lenda Lance Armstrong – que já havia se retirado do ciclismo no último ano.

Contador iniciou a etapa deste domingo com 31 segundos de frente para o Leipheimer, terceiro colocado, com Cadel Evans entre eles. Apesar da pouca diferença, o código de ética dos ciclistas foi respeitado e a prova foi de festividades, como tradicionalmente é. Pode ser visto muitos competidores rindo entre eles durante a disputa.

Chegaram a duvidar se este código seria respeitado, já que a competição marcada por dois exames antidoping positivos – do cazaque Alexandre Vinokourov e do italiano Cristian Moreni, o que fez suas respectivas equipes, Astana e Cofidis, se retirarem da prova –, além da demissão do dinarmarquês Michael Rasmussen da Rabobank, justamente quando era líder do Tour.

Com o código respeitado, a etapa deste domingo só esquentou mesmo quando o pelotão cruzou a marca de 40 quilômetros para o final – isso já no circuito montado na avenida Champs Elysses. Uma fuga foi iniciada com dez ciclistas e entre eles estava o brasileiro Murilo Fischer (Liquigas).

A partir deste instante, a Barloworld assumiu a liderança do pelotão, com o intuito de deixar o sul-africano Robert Hunter em condições de tirar a camisa verde do belga Tom Boonen (Quick Step).

A fuga ampliava a vantagem, muitas vezes liderada pelo próprio Fischer, mas a Crédit Agricole passou a se revezar com a Barloworld na cabeça do pelotão e o ritmo do grupo tornou-se superior ao dos escapados. Restando 7 km para o fim, eles foram neutralizados.

A glória de cruzar à frente em Paris passou a ser muito disputada, com a chegada sendo massiva. Melhor para o italiano Daniele Bennati (Lampre), que conquistou sua segunda etapa no Tour deste ano.

Hunter, de fato, terminou à frente de Boonen, mas o título da classificação por pontos ficou mesmo com o belga da Quick Step. O colombiano Mauricio Soler (Barloworld) também ratificou a conquista na disputa pelas montanhas, ficando com a camisa branca com bolinhas vermelhas.

Murilo Fischer, depois de todo esforço na fuga, cruzou na 137ª colocação, 1min12s atrás de Bennati. Ao terminar o Tour de France, o ciclista estou para a história do ciclismo nacional, sendo o segundo do país a completar a tradicional prova francesa. Mauro Ribeiro foi o primeiro, em 1991, quando chegou a conquistar uma etapa.

Classificação da 20ª etapa – Marcoussis – Paris, com 146km:

1- Daniele Bennati (ITA/Lampre) 3h51min03s
2- Thor Hushovd (NOR/Crédit Agricole), m.t.
3- Erik Zabel (ALE/Milram), m.t.
4- Robert Hunter (AFS/Barloworld), m.t.
5- Tom Boonen (BEL/Quickstep), m.t.
6- Sébastien Chavanel (FRA/Française Des Jeux), m.t.
7- Fabian Cancellara (SUI/CSC), m.t.
8- David Millar (GBR/Saunier Duval), m.t.
9- Robert Förster (ALE/Gerolsteiner), m.t.
10- Manuel Quinziato (Ita) Liquigas

CLASSIFICAÇÃO GERAL – após 20 etapas:

1- Alberto Contador (ESP/Discovery) 91h00min26s
2- Cadel Evans (AUS/Predictor), a 23s
3- Levi Leipheimer (EUA/Discovery), a 31s
4- Carlos Sastre (ESP/CSC), a 7min08s
5- Haimar Zubeldia (ESP/Euskaltel), a 8min17s
6- Alejandro Valverde (ESP/Caisse d'Epargne), a 11min37s
7- Kim Kirchen (LUX/T-Mobile), a 12min18s
8- Yaroslav Popovych (UCR/Discovery), a 12min30s
9- Miker Astarloza (ESP/Euskaltel), a 14min14s
10- Oscar Pereiro (ESP/Caisse d’Espargne), a 14min25s